Mortes de crianças por acidentes diminui, mas ainda mata ao menos uma criança por dia no Paraná

 Mortes de crianças por acidentes diminui, mas ainda mata ao menos uma criança por dia no Paraná

Foto: Detran/ AnPr

Foto: Detran/ AnPr

Amanhã (12) é Dia das Crianças no Brasil, mas mais do que comemorar, a data também serve para refletir. É que, em média, uma criança morre no Paraná a cada 20 horas e 30 minutos vítima de algum tipo de acidente, ou seja, de algo que poderia ser evitado, dentro ou fora de casa.

As causas são variadas, segundo o DataSus, do Ministério da Saúde, mas o trânsito é ainda a que mais se destaca e responde por 44,5% dos óbitos desse recorte da população no estado. Quem explica é o fundador do programa “Angelino – o anjinho distraído”, Renato Cavalher.

De fato, os registros vêm diminuindo. Em 1996, por exemplo, quando o Ministério da Saúde começou a analisar esse cenário, foram 663 óbitos de crianças por algum tipo de acidente contra 236 em 2016 – ano com a análise mais recente feita pelo órgão. Os dados revelam uma queda de 64,4% em 10 anos.

Por outro lado, é preciso estar sempre alerta. Até porque o trânsito é apenas um entre os muitos fatores que contribuem para essa realidade.

Na sequência dos acidentes de trânsito, conforme o DataSus, as principais causas de morte no estado são os episódios de sufocação (23%) e de afogamento (18,2%). As armas de fogo também aparecem e correspondem a uma fatia de 7,1%, seguidas pelas queimaduras (3,8%), quedas (3,1%), e os eventos de intoxicação (0,2%).

Cavalher sustenta que a educação é, também em relação a isso, a melhor forma de salvar vidas.

O programa idealizado por Cavalher atua junto aos estabelecimentos de ensino que decidem adotar essa abordagem preventiva. A orientação é realizada por meio de uma série de etapas, que incluem vistorias nas instalações para identificar oportunidades de melhoria de infraestrutura, assim como capacitações dos educadores e treinamento de alunos com atividades educativas até o contato com as famílias das crianças por meio de palestras e eventos.

Principal causa de mortalidade infantil no mundo, os acidentes causam aproximadamente 800 mil óbitos por ano, de acordo com a Organização Mundial da Saúde.

Reportagem: Daiane Andrade

(Foto: Rawpixel/BandNews Curitiba)
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem