Mortes de macacos deixam Antonina em alerta contra a febre amarela

 Mortes de macacos deixam Antonina em alerta contra a febre amarela

Foto: divulgação/ SESA

Foto: divulgação/ SESA

As Unidades de Conservação Estaduais do litoral do Paraná vão ficar fechadas para visitação por 15 dias, a partir de hoje (24). A medida é uma precaução por conta da ocorrência de casos de febre amarela na região.

Quanto às Estações Ecológicas, será permitida a entrada de pesquisadores com a apresentação da carteirinha de vacinação contra a febre amarela. Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde está em Antonina, no litoral do Estado, para investigar a morte de três macacos na região.

A suspeita é de que os animais morreram por causa de febre amarela. Uma carcaça mais antiga também foi encontrada. Os técnicos colheram material para fazer os exames necessários e enviaram as amostras para a Fiocruz/Paraná. A expectativa é que o resultado seja divulgado em uma semana.

A Secretaria da Saúde já havia feito alerta sobre a iminência da ocorrência de casos de febre amarela na região, por ser muito próxima da divisa com o Estado de São Paulo. O Estado vizinho já registrou casos da doença, inclusive com mortes.  

De acordo com a médica veterinária, Ivana Belmonte, do Centro de Vigilância Ambiental de Saúde, ainda não é possível afirmar se os animais tiveram ou não a doença, mas reforça o alerta para a vacinação contra a febre amarela.

Os parques e áreas de mata próximas a Antonina e em todo o litoral estão sendo monitorados pela Secretaria de Desenvolvimento Ambiental e Turismo.  Somente pessoas vacinadas contra a febre amarela podem ter acesso a esses locais. Outra preocupação é com a proteção aos animais. São Paulo e Rio de Janeiro registraram casos de mortes de macacos causadas por humanos, com medo de contraírem a doença.

Na prática, o vírus é transmitido pelos mosquitos que vivem nas copas das árvores e preferem o sangue dos macacos.

Confira a relação das Unidades que estarão fechadas:
Parque Estadual do Boguaçu
Parque Estadual Pico Paraná
Parque Estadual Roberto Ribas Lange
Parque Estadual do Palmito
Parque Estadual da Graciosa
Parque Estadual do Pau Oco
Parque Estadual Rio da Onça
Parque Estadual das Lauráceas
APA Guaratuba
APA Guaraqueçaba
AEIT Marumbi

RECOMENDAÇÃO – O IAP também recomenda o fechamento das Unidades Municipais, Federais e Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs).

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem