Motorista é demitido após ser gravado em falas machistas sobre mulheres estrangeiras

 Motorista é demitido após ser gravado em falas machistas sobre mulheres estrangeiras
Foto: reprodução

O motorista flagrado fazendo comentários machistas enquanto dirigia um ônibus da linha Pinhais/Rui Barbosa, no final de semana, foi demitido pela empresa Expresso Azul. A atitude foi tomada pela companhia após as imagens serem compartilhadas na internet. No vídeo, o motorista aparece fazendo uma série de comentários depreciativos sobre mulheres, incluindo estrangeiras, entre elas ucranianas e haitianas.

O motorista conversava com outros dois homens, possivelmente trabalhadores do transporte coletivo. Eles repercutem as falas do deputado estadual Arthur do Val, o “Mamãe Falei”, que havia afirmado que as “ucranianas são fáceis, porque são pobres”. Em um dos trechos, os homens comentam que fazendo algumas horas extras por mês seria possível manter duas ucranianas, uma delas como amante.

As falas foram registradas em um vídeo de aproximadamente oito minutos, gravado por uma passageira que estava sentada em um dos bancos próximos aos homens. A mulher, que prefere não ter o nome revelado, disse que teve a ideia de gravar porque, se contasse essa história ou formalizasse uma denúncia, ninguém acreditaria. Ela relata que ficou assustada com a naturalidade com que as falas absurdas eram ditas desenfreadamente pelo grupo:

A mulher que gravou as imagens diz que não fez questão de esconder que estava registrando. Pelo contrário, fez questão de que eles notassem a presença. No entanto, segundo ela, os homens não tiveram nenhum pudor ou receio de serem responsabilizados pelas atitudes.

Por meio de nota, a Comec, responsável pelas linhas de ônibus intermunicipais e metropolitanas, disse que condena esse tipo de comportamento. Segundo a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba, as falas machistas registradas no vídeo representam uma postura “inaceitável”.

Segundo o órgão, o motorista foi demitido por decisão da empresa Expresso Azul, responsável pela linha Pinhais/Rui Barbosa. A Comec não se manifestou sobre os outros dois homens que aparecem nas imagens e participam da conversa com agressões verbais a mulheres.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem