Motoristas e cobradores fazem assembleia para decidir se entram em greve

 Motoristas e cobradores fazem assembleia para decidir se entram em greve

(Foto: divulgação/Sindimoc)

Foto
(Foto: divulgação/Sindimoc)

Motoristas e cobradores de ônibus de Curitiba e Região Metropolitana deve participar de uma assembleia geral na próxima quinta-feira (8), na Praça Rui Barbosa, no Centro de Curitiba, para decidir se entram em greve. Na convocação, o sindicato da categoria aponta que os trabalhadores devem decidir pela greve para pressionar o poder público contra o projeto de lei que pede a bilhetagem eletrônica em todo o sistema de transporte da capital. A proposta foi enviada pela Prefeitura à Câmara Municipal na última semana. Para o sindicato, o projeto é a ‘Lei de Desemprego’, pois coloca um fim na profissão dos cobradores.

A Prefeitura de Curitiba contesta a afirmação e diz que os cobradores serão reaproveitados, passarão por capacitação e terão novas funções dentro do sistema de transporte integrado. O sindicado não concorda e diz que em outros locais onde foi implantando o sistema, todos os funcionários foram demitidos. O sindicato, alega, inclusive, que “em Joinville, primeira cidade do Brasil a extinguir a função de cobrador, a passagem atual é a mais cara do país”. Segundo o sindicato, em Curitiba e região a medida afeta mais de 6 mil trabalhadores e retira do mercado R$ 17 milhões mensais, valor relativo aos salários pagos a estes profissionais.

Hoje, uma lei municipal exige cobradores nas estações-tubo, terminais de transporte e no interior dos ônibus que circulam em Curitiba. Essa norma regulamenta a bilhetagem eletrônica na cidade, que já substituiu a cobrança em dinheiro nas linhas que operam com microônibus. O projeto do Executivo, apresentado na Câmara Municipal no dia 25 de outubro, altera o texto antigo. Ficaria autorizada a implementação exclusiva do Sistema de Bilhetagem Eletrônica do Município por meio da utilização dos cartões transporte nos pontos de acesso aos serviços de transporte coletivo de Curitiba.

Na justificativa, assinada pelo prefeito Rafael Greca, é dito que “o transporte coletivo é alvo de constantes assaltos e que os cobradores são alvo de roubos e violência.” De acordo com o projeto, “o pagamento de passagens com cartão eletrônico reduziu o número de assaltos em mais de 90%, além de ser importante pontuar que tal fato acaba por gerar mais segurança para os usuários e para os motoristas dos coletivos”.

Sobre os cobradores, o Executivo diz que a situação deles foi discutida com as concessionárias e que eles terão “a oportunidade de requalificação mediante cursos de formação de motoristas, bem como podendo os mesmos ser realocados para serviços de natureza administração e operacional dentro das concessionárias”. Após o recebimento do projeto pelo Legislativo, o projeto de lei começa a tramitar na Câmara de Curitiba. Na tramitação, o projeto deve receber uma instrução técnica da Procuradoria Jurídica e depois segue para as comissões temáticas do Legislativo.

Durante a análise dos colegiados, podem ser solicitados estudos adicionais, juntada de documentos faltantes, revisões no texto ou o posicionamento de outros órgãos públicos afetados pelo teor do projeto. Depois de passar pelas comissões, segue para o plenário e, se aprovado, para sanção do prefeito para virar lei.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem