Motoristas e cobradores protestam por mais segurança
(Foto: Divulgação / Sindmoc)
Motoristas e cobradores do transporte público coletivo devem paralisar as atividades por uma hora na tarde desta segunda-feira. A manifestação, que acontece às 15h, é em protesto pela morte de um trabalhador da categoria, no sábado à noite, durante um arrastão em Colombo, região metropolitana de Curitiba. O crime foi na linha Curitiba/Jardim Paulista.
Segundo o sindicato que representa os trabalhadores do transporte público da capital e região metropolitana, quatro criminosos invadiram o veículo, levaram pertences dos passageiros e atiraram no motorista. O trabalhador, Edmilton José de Melo, 45 anos, atuava na Viação Castelo Branco, que opera no transporte coletivo metropolitano da capital. Ainda segundo o Sindimoc, o motorista não reagiu a ação dos marginais, que, mesmo assim, dispararam contra o profissional.
O sindicato convoca para o protesto trabalhadores e até mesmo usuários – vítimas de assaltos e arrastões. Casado e pai de dois filhos, Edmilton foi sepultado neste domingo em Bocaiúva do Sul, onde ele morava. Na manifestação desta segunda-feira, os trabalhadores devem reivindicar câmeras de segurança em todos os veículos do transporte coletivo. A concentração será na praça Rui Barbosa, Centro de Curitiba.
O grupo que cometeu o crime – sendo três homens e uma mulher, segue foragido. O Sindimoc promete oferecer recompensa em dinheiro para quem fornecer informações que levem à prisão dos criminosos.