Motoristas oferecem carona solidária para crianças em tratamento contra o câncer em Curitiba

 Motoristas oferecem carona solidária para crianças em tratamento contra o câncer em Curitiba

(Foto: divulgação)

(Foto: divulgação)

Um grupo de WhatsApp criado por uma ONG de Curitiba oferece uma oportunidade diferente de voluntariado aos motoristas da cidade: dar carona a crianças que estão em tratamento contra o câncer. Apelidado de “Motorista Solidário”, o grupo reúne cerca de 70 pessoas, muitas de aplicativos de transporte, que tiram um pouquinho do dia para levar os pacientes até os hospitais de Curitiba.

Cerca de 40 crianças são atendidas pela ONG União Solidária. Elas têm até 18 anos de idade, e são de famílias em situação de vulnerabilidade social. Boa parte delas mora na região metropolitana de Curitiba, e viu o pai ou a mãe largar o emprego para se dedicar ao tratamento do filho, segundo afirma a coordenadora da União Solidária, Vanessa Ribas Saad.

A ONG já atuava no apoio a essas famílias desde 2015. Mas a ideia da carona solidária surgiu no início do ano, em meio a uma baita dificuldade: o caixa da organização estava zerado, e uma criança teria que ser levada a sessões quase diárias de quimioterapia.

Hoje, os voluntários se organizam em um grupo próprio de WhatsApp. Desde o início do ano, 350 caronas foram realizadas pela ONG. O motorista de aplicativo Aldo Jorge de Morais, de 41 anos, é um dos voluntários: ele faz uma média de quatro corridas por mês. Para ele, é uma satisfação poder ajudar as famílias, mesmo em meio a um dia de trabalho.

Até mesmo quem não tem carro nem carteira de motorista pode ajudar: muita gente compra vouchers dos aplicativos de transporte e envia as informações pelo grupo, para que eles sejam usados no pagamento das viagens aos hospitais. Quem quiser embarcar nessa campanha pode entrar em contato com o projeto União Solidária pelo telefone (41) 99650-9661, ou pela página da ONG no Facebook: União Solidária Curitiba. O projeto também vai promover uma festa com as crianças neste domingo (dia 14), para arrecadar fundos para as famílias.

O evento é aberto a voluntários e interessados. O café colonial da roça custa R$ 20 por pessoa, e vai ser realizado das 15h às 19h, na rua Ciro Correia Pereira, número 667, na Cidade Industrial de Curitiba, próximo à New Holland.

Reportagem: Estelita Carazzai

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem