MP denuncia seis pessoas por suspeita de promoção de grupos terroristas e associação criminosa na Operação Hashtag

 MP denuncia seis pessoas por suspeita de promoção de grupos terroristas e associação criminosa na Operação Hashtag

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal denunciou hoje (segunda) seis pessoas por suspeita de promover grupos terroristas e associação criminosa. A denúncia faz parte das investigações da operação Hashtag, deflagrada pela Polícia Federal pouco antes da Olimpíada do Rio de Janeiro com o objetivo de combater ataques terroristas no Brasil. A primeira acusação foi apresentada pelo MPF em setembro de 2016. O processo já foi julgado pela Justiça Federal do Paraná e oito pessoas foram condenadas. Depois disso, as investigações prosseguiram e outros suspeitos foram identificados. O grupo vai responder pelos crimes de promoção ao terrorismo e associação criminosa.

Dos seis denunciados, um deles já foi condenado em ação penal anterior e segue preso por determinação da 14ª Vara Federal Criminal de Curitiba. De acordo com o MPF, ele está sendo novamente denunciado em virtude de provas que confirmam que cometeu novos crimes. Se condenados, as penas podem chegar a 11 anos de prisão. Conforme as investigações, a atuação dos denunciados se deu por meio de publicações em redes sociais e em aplicativos de mensagens. Os envolvidos disseminavam ideais do Estado Islâmico e planejavam possíveis ataques. As prisões e condenações feitas pela Hashtag, em julho de 2016, foram as primeiras baseadas na nova lei antiterrorismo. Os envolvidos cooptavam interessados a se organizar para prestar apoio ao Estado Islâmico, inclusive com treinamento já em território brasileiro. Os investigados não chegaram a tomar medidas práticas para executar um ataque, mas o planejamento já caracteriza o crime previsto na lei antiterrorismo. A lei foi sancionada pela então presidente Dilma Rousseff em março de 2016.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem