ParanáGeral

Três horas após denúncia, Jorge Guaranho vira réu

Ele é acusado de matar a tiros o guarda municipal Marcelo Arruda

 Três horas após denúncia, Jorge Guaranho vira réu

Foto: Reprodução/ Youtube

A justiça acolheu a denúncia oferecida pelo Ministério Público do Paraná e agora Jorge Guaranho é réu por homicídio duplamente qualificado pela morte do guarda municipal e tesoureiro do PT Marcelo Arruda. A decisão foi do juiz Gustavo Germano Francisco Arguelo, que recebeu a denúncia cerca de três horas depois dela ser apresentada pelo Ministério Público do Paraná durante uma coletiva de imprensa realizada nesta quarta-feira (20).

Após a conclusão do Inquérito da Polícia Civil na sexta-feira da semana passada, o prazo para que o MP apresentasse essa denúncia era de cinco dias, ou seja, terminava nesta quarta-feira. Mesmo sem a conclusão de cinco laudos, entre eles – análise de vídeos de monitoramento, confronto balístico e perícia do celular de Guaranho – o promotor de justiça Tiago Lisboa Mendonça, explicou que, de acordo com entendimento do MP, embora importantes, os laudos não eram imprescindíveis para o oferecimento da denúncia que se não fosse feita no prazo, poderia acarretar inclusive na soltura do réu.

O crime aconteceu na noite de 09 de julho, durante a comemoração do aniversário de 50 anos de idade de Arruda. Uma festa com decoração alusiva ao ex-presidente Lula e ao Partido dos Trabalhadores. Guaranho, teria tido acesso às câmeras do clube onde a festa acontecia e por conta disso, foi até lá provocar os participantes. Ele e o aniversariante discutiram e mais tarde o policial penal federal retornou ao local, invadiu a festa e matou Arruda. Guaranho também foi atingido por tiros e está internado desde então. Ele estava na UTI e foi transferido hoje para a enfermaria. Durante a coletiva, o promotor de justiça Luís Marcelo Mafra Bernardes apresentou à imprensa todas as imagens que registraram os acontecimentos que resultaram na morte de Arruda. Segundo a promotoria a denúncia se pauta em elementos bem embasados e que permitiram que Guaranho fosse denunciado pelo crime de homicídio duplamente qualificado, por motivo fútil e por colocar a vida de terceiros em risco.

Segundo o colunista da BandNews, Rodrigo Haidar, como não existe na lei uma qualificação que se encaixe em crime político, o Ministério Público optou pela qualificadora motivo fútil, que resulta em um aumento de pena.

Apesar de estar no hospital o MP informou que Guaranho, agora oficialmente réu no processo, está preso preventivamente. Quanto aos laudos pendentes, o Instituto de Criminalística do Paraná, informou que eles devem ser concluídos em 10 dias.

Reportagem Vanessa Fontanella

Avatar

carolina.genez

Começam novas obras de contenção em União da Vitória

Começam novas obras de contenção em União da Vitória

Os serviços vão ser realizados em aproximadamente 580 metros no Morro da Dona Mercedes

Servidores de Almirante Tamandaré fazem paralisação por reajuste

Servidores de Almirante Tamandaré fazem paralisação por reajuste

Greve foi aprovada na última terça-feira, mas serviços permanecem funcionando