MP pede reparação de danos de acidente com caminhão-tanque na BR 277

 MP pede reparação de danos de acidente com caminhão-tanque na BR 277

(Foto: divulgação/PRF)

(Foto: Paraná Portal/PRF)

A Promotoria de Justiça de Morretes, no litoral paranaense, quer que os responsáveis pelo acidente com um caminhão-tanque que despejou cerca de 40 mil litros de etanol na BR-277 reparem os danos causados. O acidente também provocou a morte de seis pessoas. O pedido foi protocolado em uma ação civil pública.

O acidente aconteceu em julho de 2016 e acarretou na contaminação da água e do solo, na queimada de área de preservação permanente além de danos à floresta atlântica. O caminhão – que se dirigia ao Porto de Paranaguá – trafegava em alta velocidade e com problemas nos freios. Totalmente desgovernado, o veículo atingiu 11 veículos, nove explodiram. Seis pessoas morreram no acidente.

São réus na ação a empresa responsável pelo transporte, o diretor-presidente da entidade, a concessionária da rodovia, o Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná e o Instituto Ambiental do Paraná. O Ministério Público pede na ação que a empresa, o diretor e a concessionária indenizem os danos ambientais e sociais em valores que ainda serão determinados na sentença.

Além disso, o MP pede que os réus façam a descontaminação do solo, a recuperação da mata ciliar e o monitoramento ambiental da área. Em relação ao DER e à concessionária, a solicitação é de que eles tomem diversas medidas para prevenir acidentes no local. A promotoria quer ainda que o IAP faça o monitoramento ambiental da área e oriente os demais réus nas ações de recuperação ambiental.

Devido as mortes provocadas no acidente, o motorista do  caminhão-tanque e o supervisor direto dele foram denunciados criminalmente por homicídio e lesão corporal, já que outras dez vítimas ficaram feridas. Eles também foram denunciados por crimes ambientais.

Reportagem: Juliana Goss

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem