MPF denuncia ex-diretor do DER-PR na Lava Jato

 MPF denuncia ex-diretor do DER-PR na Lava Jato

(Foto: Ivan Bueno/Aen)

(Foto: Ivan Bueno/Aen)

O ex-diretor do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná, Nelson Leal Júnior, foi denunciado pela força-tarefa Lava Jato do Ministério Público Federal nas investigações da 48ª fase da operação. Segundo a procuradoria, foram identificadas fraudes no contrato da concessionária Econorte, que administra a BR 369 e a BR 153, no norte do Paraná, além de outras três rodovias estaduais.

O esquema previa o pagamento de vantagens indevidas em espécie para servidores públicos e valores desviados para enriquecimento dos próprios administradores e funcionários da concessionária. Foram movimentados pelo menos noventa e um milhões de reais de modo fraudulento. A denúncia mostra também contratações irregulares firmadas pela Econorte com empresas ligadas a agentes públicos do Paraná, incluindo ex-servidores do DER e da Casa Civil estadual.

Segundo a investigação, essas empresas não prestavam nenhum serviço à concessionária ou os prestavam com superfaturamento, de modo a beneficiar os próprios agentes públicos e familiares deles. Ainda de acordo com a força-tarefa Lava Jato aqui em Curitiba, ao mesmo tempo em que eram realizados pagamentos a empresas relacionadas a operadores financeiros e agentes públicos, a Econorte foi contemplada com três termos aditivos. As alterações garantiram aumentos de tarifa cobrada nos pedágios, ainda que obras previstas no contrato não fossem entregues.

O ex-diretor do DER é apontado como o principal responsável pelo esquema dentro do governo. No período em que os aditivos foram viabilizados à Econorte, Leal Júnior apresentou incremento patrimonial incompatível com os rendimentos. As investigações mostraram que o ex-diretor comprou um apartamento de luxo em Balneário Camboriu, litoral norte de Santa Catarina, com recursos em espécie. Entre 2013 e 2016, Leal Júnior recebeu mais de dois milhões de reais, sem comprovação de origem.

A denúncia aponta ainda que o ex-diretor do DER recebeu dois ingressos para assistir a um jogo da Copa do Mundo de 2014 em Brasília, em um camarote do grupo Triunfo – que controla a concessionária Econorte. Cada ingresso custou cerca de cinco mil reais e as despesas de viagem foram pagas com recursos em espécie, poucos meses antes da aprovação de um dos aditivos para concessionária. Além do ex-diretor do DER, também foram denunciadas outras dezessete pessoas.

Administradores e funcionários da Econorte, operadores financeiros e servidores públicos são acusados pela prática dos crimes de associação criminosa, peculato, corrupção, estelionato e lavagem de dinheiro.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem