Política

MPF denuncia investigados na 40ª fase da Lava Jato com foco na subdivisão de gás e energia da Petrobras

Foto: Agência Brasil/Arquivo

O Ministério Público Federal denunciou hoje (quinta, 08) seis pessoas pelos crimes de corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa em processo relacionado a 40ª fase da operação lava Jato. Esta etapa foi deflagrada em maio deste ano e tem como foco ex-gerentes da Petrobras que trabalhavam na subdivisão de Gás e Energia e representantes de empresas. Segundo o MPF, houve pagamento de R$ 150 milhões em propinas entre os anos de 2003 e 2016. Foram detidos os ex-executivos da estatal Marcio de Almeida Ferreira e Maurício Guedes de Oliveira e os empresários Marivaldo do Rosário Escalfoni e Paulo Roberto Gomes Fernandes. O levantamento da força-tarefa Lava Jato coloca sob suspeita 18 contratos da Petrobras – assinados com as empresas Akyzo e Liderroll .

Ao todo, os contratos valiam cinco bilhões de reais (R$ 5 bi). De acordo com o a força-tarefa da Lava Jato, o ex-gerente da Petrobras, Márcio de Almeida, que permanece preso, chegou a usar a Lei de repatriação para lavar o dinheiro. Ele é suspeito de usar a legislação para “esquentar” 48 milhões de reais de propinas. A suspeita de irregularidades na repatriação do recurso partiu da declaração do ex-diretor que passou de 7 milhões de reais para mais de 40 milhões “do dia para a noite”. A retificação na Receita foi feita em 2016, após a sanção pelo governo federal da chamada Lei da Repatriação. De acordo com o MPF, os recursos mantidos no exterior foram trazidos ao Brasil com o argumento de que o dinheiro era proveniente da venda de um imóvel.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Lei que garante direito a acompanhante em exames é sancionada

Até 9 de julho, hospitais, consultórios, entre outros, terão que se adaptar à norma

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Silvio Barros lidera pesquisa para prefeitura de Maringá

Político do PP alcança 48% das intenções de voto, segundo levantamento do Paraná Pesquisas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços