MPF quer depoimento de compadre de Lula antes de perícia

 MPF quer depoimento de compadre de Lula antes de perícia

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Ministério Público Federal quer ouvir novamente o engenheiro Glaucos da Costamarques e o contador João Muniz Leite para esclarecer contradições sobre o período em que foram assinados os recibos referentes a pagamentos do aluguel do apartamento vizinho ao que o ex-presidente Lula mora, em São Bernardo do Campo (SP). Os procuradores do MPF pedem que os depoimentos sejam tomados antes que haja uma perícia nos documentos entregues pela defesa de Lula.

A propriedade do apartamento faz parte da denúncia apresentada pelo Ministério Público Federal, que acusa o petista de receber propina da Odebrecht. Para os procuradores, Lula não pagou aluguéis pelo uso do imóvel, que teria sido adquirido com dinheiro da empreiteira. Os advogados do petista negam as acusações e afirmam que não há qualquer prova de que Lula recebeu propina. No pedido desta quinta-feira, o MPF sugere que sejam feitos questionamentos sobre as datas de confecção e assinatura dos recibos, bem como a quantidade de documentos elaborados e firmados em cada ocasião. Além disso, a força-tarefa quer confirmar quem são os responsáveis pela elaboração dos comprovantes.

Para o MPF, a forma como os documentos foram preparados podem comprovar que “os documentos foram ardilosamente produzidos, não para provar a quitação de aluguel, mas para dar amparo à simulada locação”. A força-tarefa da Lava Jato justifica a solicitação de novos depoimentos com o fato de a defesa de Lula ter apresentado os recibos apenas na fase de diligências complementares do processo. Desta forma, o MPF diz que não teve a oportunidade de questionar Costamarques e João Muniz Leite na fase de interrogatórios.

Por meio de nota, a defesa do ex-presidente Lula diz que o pedido do MPF é mais uma tentativa de mudar o foco da ação ao invés de reconhecer a improcedência da acusação veiculada na denúncia. Para o advogado Cristiano Zanin Martins a nova iniciativa do MPF reforça o mau uso das leis e dos procedimentos jurídicos para perseguir o ex-presidente Lula.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem