MPT lança Pacto pela Inclusão da População Negra no Mundo do Trabalho no Paraná

 MPT lança Pacto pela Inclusão da População Negra no Mundo do Trabalho no Paraná

(Foto: reprodução/Google Street View)

O Ministério Público do Trabalho lança, hoje (29) em Curitiba, o Pacto pela Inclusão da População Negra no Mundo do Trabalho no Paraná. O documento será apresentado durante uma audiência pública sobre a prática de empresas paranaenses com relação à contratação de trabalhadores negros. Segundo o MPT, o pacto irá integrar uma rede facilitadora formada por empresas, sindicatos, universidades, entidades dos movimentos negros e organizações sociais.

O objetivo é “aproximar quem quer contratar e quem precisa ser contratado, otimizando a inclusão qualificada de jovens negros e negras no mercado de trabalho”. O documento traz diretrizes gerais para as empresas signatárias e também para o MPT, a Organização Internacional do Trabalho e as organizações não-governamentais da sociedade civil que dele fizerem parte.

Entre as diretrizes para as empresas estão: a constituição de uma comissão interna para tratar da diversidade na dentro da organização, elaboração de censo entre empregados com recorte de raça/cor, gênero e etnia, e criação de mecanismos de promoção da igualdade. Outras linhas de ação seriam a promoção da diversidade racial nas campanhas publicitárias da empresa e o encaminhamento periódico de informações sobre as medidas adotadas.

Reportagem: Narley Resende

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem