CuritibaGeral

Multa para quem maltrata animais dobra em Curitiba

Recuperação do animal apreendido por maus-tratos também fica a cargo do infrator.

 Multa para quem maltrata animais dobra em Curitiba

Foto: Hully Paiva/ SMCS

por SMCS

A Prefeitura adota uma postura mais rigorosa para a proteção dos animais. Nesta segunda-feira (18/7), o prefeito Rafael Greca sancionou a Lei 16.038/2022 contra maus-tratos em solenidade no Palácio 29 de Março.

No evento também foi lançado um edital de chamamento de organização para aumentar a capacidade de abrigo dos cães e gatos resgatados pelo município. “O que nós vemos aqui é um avanço de Curitiba, atribuindo multas mais pesadas aos infratores e mais responsabilidade aos tutores de animais. Mais que um desejo meu e da Secretaria do Meio Ambiente, este é um anseio dos protetores para que os animais tenham um lugar na sociedade e que a sua vida seja respeitada”, disse Greca. 

Mudanças

A Lei 16.038/2022 revoga e consolida as Leis 13.908, de 19 de dezembro de 2011, 15.122, de 22 de novembro de 2017, 15.421, de 7 de maio de 2019, e 15.450, de 28 de maio de 2019.  A lei aumenta o valor mínimo da multa de R$ 200 para R$ 400, amplia o entendimento sobre a classificação das ações que podem ser consideradas maus-tratos e torna os custos com a recuperação do animal apreendido responsabilidade do infrator.

Deixar de garantir tratamento ao animal doente, manter animais soltos em vias públicas e ter número de animais acima da capacidade de provimento de cuidados estão entre os fatores passíveis de punição na nova proposta. Tornam-se agravantes, ainda, os casos em que os animais são idosos ou possam morrer.

Os custos com a recuperação do animal apreendido por maus-tratos também ficarão a cargo do infrator a partir de agora. 

Para a fundadora do Instituto Fica Comigo, Carla Negochadle, o maior rigor da lei ajuda a aumentar a informação a respeito dos maus-tratos. “A esperança é que com mais comportamentos enquadrados como maus-tratos e mais divulgação sobre o tema, isso reduza sensivelmente. Não temos estrutura para o recolhimento de tantos animais vítimas”, lamentou.  

Edital

A Rede de Proteção Animal lançou um chamamento público, disponível para consulta no site da Prefeitura de Curitiba, que tem o objetivo de selecionar uma organização para aumentar a capacidade de abrigo dos animais resgatados pelo município, o que já acontece no Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), que fica na CIC. 

A instituição selecionada vai receber valores mensais pelos cuidados com os animais – o que envolve saúde, alimentação, enriquecimento ambiental e incentivo à adoção. Hoje há cerca de 54 animais no Crar, entre cães e gatos.

Os cães e gatos são apreendidos em fiscalizações de denúncias de maus-tratos e salvos pela ambulância de resgate que atende animais sem tutor atropelados. 

Acesse o edital aqui

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Professor investigado por apologia ao nazismo foi descoberto pela Abin

Agência Brasileira de Inteligência já investigava o suspeito e avisou a Polícia Civil

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

A programação de shows traz uma homenagem a quatro bandas icônicas