Municípios do Paraná são estruturados para combater desastres naturais

Foto: Ricardo Almeida/ANPr

Os trezentos e noventa e nove municípios paranaenses possuem planejamento e capacitação em casos de desastres naturais. De acordo com a Coordenação Estadual de Proteção e Defesa Civil, o Paraná é o único estado brasileiro em que 100% das cidades possuem estruturas para prevenir vendavais, temporais e inundações. Há seis anos, equipes municipais são capacitadas e treinadas pela Defesa Civil para atuar em situações de risco. De acordo com o chefe do setor operacional da coordenadoria estadual, capitão Romero Nunes da Silva Filho, todos os municípios possuem mapeamentos com áreas de risco, alertas meteorológicos e locais preparados para receber desabrigados.

No início de 2011, logo após as enxurradas que atingiram o litoral paranaense, o Programa de Fortalecimento e Gestão de Risco de Desastres foi criado pelo Governo do Estado. De acordo com a Defesa Civil, o sistema atua em três eixos: fortalecimento da infraestrutura de prevenção; mapeamento das áreas de risco e revisão cartográfica do Paraná e, a ampliação das políticas de proteção e defesa civil. Outro sistema, de combate a desastres naturais, criado pelo Governo é o Centro Estadual de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cegerd).  De acordo com o Coordenador Executivo da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil Estadual, o tenente-coronel, Edemilson de Barros, o Cegerd tem como função reunir informações de diversos órgãos.

De acordo com o governo, atualmente, o Paraná consegue monitorar todos os municípios, 24 horas por dia, com o acompanhamento dos órgãos de meteorologia.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.