CuritibaServiços

Mutirão Curitiba sem Mosquito realiza ações no Bairro Novo

A meta é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zyka e chikungunya.

 Mutirão Curitiba sem Mosquito realiza ações no Bairro Novo

Foto: Pedro Ribas/SMCS

por SMCS

Quinta-feira (15/9) é dia do mutirão Curitiba sem Mosquito no Bairro Novo. É a 14ª etapa da ação realizada pelas secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente em 2022. A meta é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias (ACEs) da Regional Bairro Novo vão percorrer as casas próximas à unidade de saúde Osternack. Nesta quinta e sexta-feira (16/9), os moradores serão orientados sobre os tipos de materiais que podem ser descartados. A separação pode ser feita no fim de semana.

Na segunda (19/9) e na terça-feira (20/9), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passam pela área para recolher os entulhos. A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, pede a colaboração dos moradores.

“A comunidade ajuda a controlar o vetor porque nos permite monitorar os focos, mas deve manter os cuidados para afastar o risco de proliferação do mosquito”, pondera.

A próxima regional a ser visitada pelo mutirão é de Santa Felicidade (24/9 e 25/9).

Em 2022, o Curitiba sem Mosquito esteve nas Regionais CIC, Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Cajuru, Pinheirinho, Portão e Matriz. Foram coletadas mais de 442 toneladas de lixo e entulhos que poderiam acumular água e virar criadouro do Aedes aegypti.

A coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes de Curitiba, Tatiana Faraco, diz que as ações são necessárias por causa do aumento do número de focos – já são 1.104 no município – e previsão de alta de casos de dengue para o verão, conforme estudo epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo ela, 65% dos focos estão nas residências.

Um dos motivos seria consequência do período de rodízio no abastecimento de água, quando o nível dos reservatórios estava baixo. Muitos moradores passaram a acumular água da chuva em tambores, baldes e outros recipientes, também usados pelos mosquitos como criadouros.

Identificação

Além de uniformizados e identificados, os agentes usam os equipamentos recomendados e mantêm todas as medidas de prevenção do novo coronavírus. Todos os agentes apresentam crachás que trazem suas credenciais profissionais. Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

Exposição sobre o luto chega ao Museu da Fotografia

A mostra traz fotos do artista Cayo Vieira, registradas no processo de perda

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

Curitiba contrata 355 novos profissionais da saúde

O reforço deve ajudar nos casos de síndromes respiratórias agudas e dengue

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

Festival Cultural da Bodebrown tem cerveja, arte e gastronomia

A programação de shows traz uma homenagem a quatro bandas icônicas