CuritibaServiços

Mutirão Curitiba sem Mosquito realiza ações no Bairro Novo

A meta é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor de dengue, zyka e chikungunya.

 Mutirão Curitiba sem Mosquito realiza ações no Bairro Novo

Foto: Pedro Ribas/SMCS

por SMCS

Quinta-feira (15/9) é dia do mutirão Curitiba sem Mosquito no Bairro Novo. É a 14ª etapa da ação realizada pelas secretarias municipais da Saúde e do Meio Ambiente em 2022. A meta é evitar criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor das doenças dengue, zyka e chikungunya.

Os agentes de combate às endemias (ACEs) da Regional Bairro Novo vão percorrer as casas próximas à unidade de saúde Osternack. Nesta quinta e sexta-feira (16/9), os moradores serão orientados sobre os tipos de materiais que podem ser descartados. A separação pode ser feita no fim de semana.

Na segunda (19/9) e na terça-feira (20/9), os caminhões do departamento de Limpeza Pública da Secretaria Municipal do Meio Ambiente passam pela área para recolher os entulhos. A secretária municipal da Saúde, Beatriz Battistella, pede a colaboração dos moradores.

“A comunidade ajuda a controlar o vetor porque nos permite monitorar os focos, mas deve manter os cuidados para afastar o risco de proliferação do mosquito”, pondera.

A próxima regional a ser visitada pelo mutirão é de Santa Felicidade (24/9 e 25/9).

Em 2022, o Curitiba sem Mosquito esteve nas Regionais CIC, Boa Vista, Boqueirão, Tatuquara, Cajuru, Pinheirinho, Portão e Matriz. Foram coletadas mais de 442 toneladas de lixo e entulhos que poderiam acumular água e virar criadouro do Aedes aegypti.

A coordenadora do programa municipal de Controle do Aedes de Curitiba, Tatiana Faraco, diz que as ações são necessárias por causa do aumento do número de focos – já são 1.104 no município – e previsão de alta de casos de dengue para o verão, conforme estudo epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). Segundo ela, 65% dos focos estão nas residências.

Um dos motivos seria consequência do período de rodízio no abastecimento de água, quando o nível dos reservatórios estava baixo. Muitos moradores passaram a acumular água da chuva em tambores, baldes e outros recipientes, também usados pelos mosquitos como criadouros.

Identificação

Além de uniformizados e identificados, os agentes usam os equipamentos recomendados e mantêm todas as medidas de prevenção do novo coronavírus. Todos os agentes apresentam crachás que trazem suas credenciais profissionais. Em caso de dúvida, é possível ligar para o 156 para checar se aquele profissional realmente faz parte da equipe da SMS.

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná confirma mais 155 casos e nenhuma morte pela Covid-19

Paraná confirma mais 155 casos e nenhuma morte pela Covid-19

Dados de internamentos incluem todos os pacientes com casos de síndrome respiratória aguda grave

Seis pessoas caem de caminhão de som

Seis pessoas caem de caminhão de som

As vítimas participavam de ato político, quando a lateral do caminhão cedeu, segundo Bombeiros

Apoiadores de Bolsonaro realizam manifestação no Parque Barigui

Apoiadores de Bolsonaro realizam manifestação no Parque Barigui

Apoiadores de Bolsonaro realizam manifestação no Parque Barigui

Dia de São Francisco de Assis terá Bênção dos Animais

Dia de São Francisco de Assis terá Bênção dos Animais

Evento acontece no dia 04, entre capela e a biblioteca da PUC-PR