Especiais

Nasa visita projeto de monitoramento do Aedes aegypti no litoral do Paraná

 Nasa visita projeto de monitoramento do Aedes aegypti no litoral do Paraná

(Foto: Willian Leal – Setor Litoral)

Uma equipe de representantes da Nasa vem ao Paraná nesta semana para avaliar um projeto de coleta de dados sobre o Aedes aegypti. O mosquito transmite doenças como a dengue, a zika e a febre chikungunya e virou motivo de estudo depois da epidemia registrada no Estado, principalmente no litoral, entre 2016 e 2017.

Professor-doutor de Ciências, Rodrigo Reis, do Programa Laboratório Móvel de Educação Científica da Universidade Federal do Paraná – Litoral, é quem fala sobre a expectativa para essa visita.

O Globe Brasil é desenvolvido em parceria com a Agência Espacial Brasileira e, no Paraná, também em conjunto com a UFPR. O objetivo da iniciativa é promover o interesse das pessoas pela ciência, formar cidadãos conscientes em relação ao meio ambiente e apoiar professores no trabalho com temas relacionados.

Outra tarefa da Nasa em solo paranaense é premiar os vencedores de uma feira virtual de ciências realizada no âmbito do Programa Globe que pode explicar, ao menos em parte, a razão pela qual a dengue se tornou um problema tão sério em Paranaguá.

Mais uma vantagem do projeto é o de disponibilizar os dados na plataforma para toda a comunidade internacional. Desta forma, é possível analisar as informações distribuídas no tempo e no espaço e, assim, saber onde há mais e menos mosquitos. Além de Paranaguá, o Globe é realizado também no Rio de Janeiro, capital, e em São José dos Campos, interior de São Paulo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

XVII CONPARH reúne 60 palestrantes em Curitiba

Ela é uma das organizadoras do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Economia é destaque em debate com Heloisa Menezes

Ela é uma das palestrantes do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

CONPARH chega a XVII edição em Curitiba

Ele é um dos organizadores do XVII Congresso Paranaense de Recursos Humanos, em Curitiba