Neonazista suspeito de incitar crimes de ódio é alvo de operação da PF, em Paranaguá

 Neonazista suspeito de incitar crimes de ódio é alvo de operação da PF, em Paranaguá

Um jovem que se autointitulava um “nazista alemão reencarnado” foi alvo de uma operação da Polícia Federal em Paranaguá, no litoral do Paraná, nesta quarta-feira (17). Ele é investigado por incitar crimes de racismo, usando as redes sociais para veicular imagens de suásticas e compartilhar ideiais neonazistas e de supremacia branca. Além disso, o investigado divulgava mensagens de menosprezo ao povo judeu. O jovem é aluno do Instituto Federal do Paraná. A PF cumpriu um mandado de busca e apreensão na casa onde ele mora com a família. Celulares e outros aparelhos eletrônicos foram apreendidos. Encaminhado para a sede da delegacia da PF em Paranaguá, ele foi liberado após prestar depoimento.

Os equipamentos apreendidos nesta quarta-feira (17) serão periciados. O Delegado Regional de Combate ao Crime Organizado, Mozart Person Fuchs, explica que o estudante pode responder a outros crimes, além da incitação de ódio:

De acordo com as investigações, além de compartilhar ideias e mensagens com teor neonazista, o jovem estudante do IFPR divulgava vídeos enaltecendo massacres escolares. Entre eles, os ataques a tiros ocorridos nas cidades de Suzano, em São Paulo, no ano de 2019, e em Columbine, nos Estados Unidos, em 1999. Chamou a atenção da Polícia Federal o fato de que os autores dos ataques celebrados tinham uma idade próxima a do investigado.

As investigações seguem com o objetivo de apurar quais foram os crimes cometidos e se há outras pessoas envolvidas. No Brasil, incitar crimes de racismo é punido com até cinco anos de prisão, além de multa.

Em nota, o Instituto Federal do Paraná afirma que a situação específica deste estudante “já estava sendo tratada em um processo disciplinar no Campus Paranaguá” e que o caso continuará sendo analisado institucionalmente.  O IFPR diz que o suposto envolvimento do aluno com apologia ao racismo e ao neonazismo é uma notícia recebida com “repulsa e tristeza”. A instituição reforça que a democracia, a diversidade e a valorização das pessoas são valores “inegociáveis do IFPR”, e que a defesa de discursos nazifascistas é inadmissível.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem