Maioria dos negócios é composto de micro e pequenas sorveterias.
Nesta segunda-feira, 23 de setembro, se comemora o Dia do Sorvete. Para quem está planejando abrir um novo negócio, o mercado de sorvetes tem se mostrado uma boa opção.
Só para se ter uma ideia do tamanho deste mercado, no Brasil mais de 11 mil empresas estão ligadas ao setor de sorvetes e gelatos. De acordo com uma pesquisa da Associação Brasileira do Sorvete e Outros Gelados Comestíveis, a Abrasorvetes, do total dos negócios da área, 46% são microempresas; 25% são empresas de pequeno porte; 3% são empresas de médio porte e 8% são grandes empresas.
Através do faturamento, o mercado também está mostrando que o sorvete não é um produto consumido apenas em dias de calor. No ano passado, por exemplo, o faturamento do setor chegou a R$ 15 bilhões e as vendas têm registrado crescimento anual de 10%. Para 2024, a expectativa é de crescimento na casa de dois dígitos.
O Brasil é hoje o sexto maior produtor mundial de sorvetes, ficando atrás dos Estados Unidos, China, Rússia, Japão e Alemanha. Já em termos de consumo, cada brasileiro consome hoje 5,4 litros de sorvete por ano, muito abaixo dos mais de 20 litros consumidos pelos consumidores dos Estados Unidos.
Outro dado importante do estudo da Abrasorvetes é que embora o mercado de sorvetes brasileiro seja um dos mais evoluídos da América Latina, ainda precisa de modernização. Outra constatação positiva da pesquisa é que os empresários da indústria de sorvetes planejam intensificar suas estratégias de marketing para aumentar a visibilidade da marca, aprimorar a produção e promover a inovação dentro do setor. Além disso, a indústria também está focada em explorar novos nicho de mercado. O segmento vegano, vegetariano e zero lactose despontam hoje como áreas-chave de desenvolvimento.