No Paraná, 34 municípios ultrapassam limite legal de gastos com pessoal

 No Paraná, 34 municípios ultrapassam limite legal de gastos com pessoal

Foto: Divulgação/TCE – Arquivo

Foto: Divulgação/TCE

O Paraná tem 34 municípios que ultrapassaram o limite legal de gastos com salários de servidores públicos. Eles representam 8,5% do total de 399  prefeituras do estado. Mais 227 administrações municipais, quase 57% das prefeituras do Paraná, receberam alertas do Tribunal de Contas do Estado por estarem perto de atingir o teto.

A Lei de Responsabilidade Fiscal proíbe a administração pública de gastar mais do que 54% da receita corrente líquida com folha de pagamento. Avisos são enviados regularmente para os municípios que já comprometeram 90% ou 95% do limite prudencial, para que os gestores adotem medidas corretivas e evitem descumprir a legislação.

Entre os municípios que já desrespeitaram o teto estão prefeituras de grandes cidades paranaenses, como Foz do Iguaçu (56,45%), Campo Mourão (55,29%), Colombo (54,84%) e Fazenda Rio Grande (60,14). O caso mais grave é o do município de Jaguapitã, na região Norte, que comprometeu 62,12% da receita com folha de pagamento. Apenas 138 prefeituras paranaenses, que correspondem a 34,6% do total, não haviam recebido nenhum tipo de alerta no último levantamento, feito na quarta-feira passada pela Coordenadoria de Fiscalização Municipal (Cofim).

Somando os alertas preventivos aos casos de gastos acima do teto, o Tribunal de Contas notificou 261 municípios, que representam 65,4% do total. A lista das administrações que atingiram 95% do limite prudencial de 54% da receita é formada por 78 municípios (19,6% do total). A relação mais extensa é a dos municípios que já comprometeram 90% do limite. Ela é formada por 149 administrações (37,3% do total).

A Constituição Federal e a Lei de Responsabilidade Fiscal impõem sanções aos municípios que ultrapassam os limites de gasto com pessoal. Eles ficam impedidos, por exemplo, de conceder reajustes salariais; de alterar a estrutura de carreiras que implique aumento de despesa; e de contratar hora extra. A legislação estabelece uma série de medidas que precisam ser adotadas para equilibrar as contas, como reduzir em, pelo menos, 20% os gastos com comissionados e funções de confiança.

 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

Trabalhador passa por apuros em prédio no bairro Bigorrilho

No dia 24 de março, o MP denunciou outro morador de Curitiba por tentativa de

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

Universidades estaduais abrem inscrições para vagas remanescentes

As mais de oito mil vagas disponíveis são para cursos de bacharelados, licenciaturas e tecnológicos

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Vereadores querem proibir livros com conteúdo erótico nas escolas

Segundo a proposta, a distribuição de livros do tipo pode provocar danos psicológicos a estudantes

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Bazar beneficente oferece produtos apreendidos pela Receita em Curitiba

Iniciativa do Lions Clube Curitiba Batel juntará recursos para projeto social