PolíticaEleições 2018

No Sul, Alvaro lidera pesquisa presidencial empatado com Bolsonaro

 No Sul, Alvaro lidera pesquisa presidencial empatado com Bolsonaro

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Foto: Antonio Cruz/ Agência Brasil

Uma pesquisa com intenções de voto, com recorte de eleitores da Região Sul do País, para a Presidência da República mostra que o senador Alvaro Dias, do Podemos, na liderança, empatado com o deputado federal Jairo Bolsonaro, do PSL do Rio de Janeiro. No levantamento do Paraná Pesquisas, divulgado ontem (03), o senador paranaense fica empatado com Bolsonaro se forem considerados somente os eleitores dos três estados do Sul.

Alvaro aparece com 21,9% das intenções de voto entre os entrevistados, tecnicamente empatado com Bolsonaro, que tem 22,6% no Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. No cenário que conta com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, preso em Curitiba, na disputa, Alvaro segue na ponta, no Sul, com 20,9% contra 21,6% de Bolsonaro. A pesquisa tem margem de erro de 2%. Pouco conhecido nas demais regiões do País, Alvaro ainda fica entre 2% e 8% nos três cenários avaliados.

Reunindo todas as regiões, Lula lidera a pesquisa, com 27,6% das intenções de voto. Bolsonaro é o segundo, com 19,5%. Na sequência, o ex-ministro do STF Joaquim Babosa, do PSB, aparece com 9,2%, seguido por Marina Silva, da Rede, com 7,7%; Geraldo Alckmin, do PSDB, com 6,9%, Ciro Gomes, do PDT, com 5,5%, e Alvaro Dias, com 5,4%. Com Lula no páreo, Manuela D’Ávila teria 1,2%; e Michel Temer, 1%. Neste caso, Flavio Rocha, do PRB, Guilherme Boulos, do PSOL, Henrique Meirelles, do MDB, João Amoêdo, do Novo, e Rodrigo Maia, do DEM, foram citados, mas não atingiram 1% das intenções de voto.

Nos dois cenários sem Lula, o levantamento nacional do Paraná Pesquisas mostra Bolsonaro na frente. Em um deles, com o candidato do PT sendo Fernando Haddad, Bolsonaro teria 20,5% das intenções de voto. O número de eleitores que dizem que votariam em ninguém neste cenário é de 17,5% dos entrevistados. Com Lula, o porcentual de entrevistados que diz não votar em nenhum dos candidatos cai para 9,6%.

Sem Lula e com Haddad, Marina Silva, vem na sequência de Bolsonaro, com 12% das intenções de voto, seguida por Joaquim Barbosa, com 11%, Ciro Gomes, com 9,7%, Geraldo Alckmin, com 8,1%, Alvaro Dias, com 5,9%; Fernando Haddad, do PT, com 2,7%; Manuela D’Ávila, do PcdoB, com 2,1%; Michel Temer, do PMDB, com 1,7%; e Flavio Rocha, do PRB, com 1% das intenções de votos.

O segundo cenário da pesquisa que não considera Lula também exclui um candidato próprio do PT. Nesse caso, Bolsonaro lidera com 20,7%. Em seguida, a opção nenhum dos candidatos aparece novamente com alto índice, 17,3%. Os eleitores que votariam em ninguém somam mais pessoas que a próxima candidata da lista, Marina Silva, que tem 13,3%, Joaquim Barbosa, aparece nesse cenário com 11,2%, Ciro Gomes, com 10,1%, Geraldo Alckmin, com 8,4%, e Alvaro Dias, com 6,1%. Manuela D’Ávila, do PcdoB, tem 2,1%; Michel Temer, do MDB, com 1,7%; e Flavio Rocha, do PRB, com 1% das intenções de votos.

Os candidatos Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo e Rodrigo Maia não atingiram 1% das intenções de votos. Nessa pesquisa, foram entrevistados 2.002 eleitores em 154 cidades entre os dias 27 de abril e 3 de maio de 2018. O registro no TSE é o número 02853/2018. A margem de erro é de 2% para mais ou para menos e o índice de confiança é de 95%.

Veja o PDF: BR_Mai18 – Mídia

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Projeto sugere data de vencimento em destaque nas gôndolas

Data de vencimento de todos os produtos alimentícios deve ter o mesmo destaque dos preços

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

Câmara de Curitiba votará em regime de urgência financiamento popular

700 moradias do Programa do Governo Federal serão construídas no Parque do Pinhal e Corbélia

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Placas turísticas trilíngues podem se tornar obrigatórias no Paraná

Projeto que tramita no Legislativo Estadual quer implantar as placas em pontos turísticos do estado

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Conselho de Ética da Câmara mantém mandato de Maria Letícia

Ficou definida a suspensão das prerrogativas da vereadora pelo prazo de seis meses