Nota técnica da UFPR indica que Curitiba é umas das capitais brasileiras em fase inicial da pandemia do coronavírus

 Nota técnica da UFPR indica que Curitiba é umas das capitais brasileiras em fase inicial da pandemia do coronavírus

(Foto: divulgação/UFPR)

(Foto: divulgação/UFPR)

Uma nota técnica publicada nesta semana por pesquisadores da Universidade Federal do Paraná mostra a situação atual da curva de mortes por Covid-19 nas 27 capitais brasileiras.

O estudo, desenvolvido pelo departamento de física da UFPR, mostra que apenas as cidades de Recife e Belém estão próximas da fase de saturação da epidemia, que é quando o número de mortes atinge o platô final e, a partir disso, tende a começar a cair. Em Curitiba, assim como nas outras duas capitais da região sul, as mortes ainda crescem de forma exponencial, como conta o pesquisador do departamento de física da universidade, Giovani Vanconcelos:

De acordo com o resultado do estudo, além das três capitais do sul do país, as cidades de Goiânia, Belo Horizonte, Campo Grande, João Pessoa e Brasília ainda estão na fase inicial da pandemia, quando o número de mortes está em crescimento exponencial. As outras 17 capitais brasileiras encontram-se na fase intermediária da doença, quando já houve estabilização do índice de contaminação pelo vírus, mas a situação ainda está longe do fim da epidemia. 

O pesquisador explica ainda que, mesmo em locais onde a curva já está no platô, é necessário manter as medidas de segurança para evitar um novo ciclo de infecção: 

O banco de dados está disponível para toda a sociedade e pode ser consultado pela plataforma Monditerv, desenvolvida por esse grupo de pesquisa que, além dos pesquisadores da Universidade Federal do Paraná, conta com pesquisadores das federais de Pernambuco e Sergipe. A plataforma utiliza modelos matemáticos para mapear a incidência da doença pelo Brasil. Os dados podem ser consultados pelo link física.ufpr.br/monditerv.

Reportagem: Angela Luvisotto

Alessandro-Bomfim-FLickr-UFPR
Alessandro-Bomfim-FLickr-UFPR
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Curitiba não registra mortes nas ultimas 24 horas pela covid-19

Desde o início da pandemia a capital já registrou mais de 416 mil casos