Nova área de escape na BR-376, na Curva da Santa, começa a funcionar nesta quinta-feira

 Nova área de escape na BR-376, na Curva da Santa, começa a funcionar nesta quinta-feira

(Foto: reprodução/Arterias Litoral Sul)

(Foto: reprodução/Arteris Litoral Sul)

Uma nova área de escape na BR-376, no trecho da Serra do Mar, começa a funcionar nesta quinta-feira (14). Com investimento de aproximadamente R$ 20 milhões por parte da concessionária, o novo espaço visa contribuir ainda mais para redução de acidentes entre Curitiba-PR e Garuva-SC. A área foi instalada na altura do km 667 em um trecho conhecido como Curva da Santa.

A área de escape tem uma faixa de aproximação de 500 metros para a entrada dos veículos, caixa de pedra de 150 metros para frenagem e duas faixas laterais para operação e transbordo.

Segundo o diretor de operações da concessionária Auto Pista Litoral Sul, Cesar Sass, o principal ponto que foi levado em consideração para a instalação da área de escape foi a quantidade de acidentes no local.

A estrutura também conta com um sistema de rolamento similar ao usado na movimentação de contêineres nos portos para facilitar a retirada dos veículos.

Desde 2011, o trecho da Curva da Santa registrou 900 acidentes, com 23 mortes, sendo a maioria provocada por caminhões sem freio. Naquele ano, houve a inauguração da primeira área de escape da rodovia no estado. Desde então, o local foi usado 230 vezes.

Reportagem: Thaissa Martiniuk/Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem