PolíticaGeral

Nova avaliação do funcionalismo começa a ser votada na Câmara

A proposta altera o acompanhamento dos servidores recém-admitidos por concurso público

 Nova avaliação do funcionalismo começa a ser votada na Câmara

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Os vereadores votam nesta terça-feira (28) a nova avaliação funcional dos servidores públicos de Curitiba. Em tramitação desde agosto de 2021, a proposta altera o acompanhamento dos servidores recém-admitidos por concurso público, enquanto são submetidos ao estágio probatório para atingirem a estabilidade, e muda os critérios de avaliação de desempenho dos mais antigos.

Na justificativa enviada aos vereadores, o prefeito Rafael Greca (PSD) alega que “A avaliação funcional, no perfil, inspira-se no que os técnicos denominam de avaliação 270 graus, ou seja, num mecanismo que compõe a avaliação individual, a avaliação da equipe de trabalho e a avaliação da chefia da equipe de trabalho em um único produto final, rico de elementos de acompanhamento da gestão”.

Após ponderações da Procuradoria Jurídica da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça, o Executivo protocolou o substitutivo geral que será submetido ao plenário. Ele possui 136 itens, distribuídos em 41 artigos. Nos dias 21 a 23 de junho, a Comissão de Serviço Público e a Mesa Diretora da Câmara realizaram três reuniões com os sindicatos do funcionalismo público.

O Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), o Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba) e o Sigmuc (Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba) entendem que a proposta foi construída sem a participação dos trabalhadores, com uma redação vaga e subjetiva e com viés punitivo, sendo contrária a pontos importantes a serem regulamentados posteriormente, via decreto ou portaria.

Para mediar o impasse, o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), convidou a Prefeitura para uma reunião com os sindicatos, que aconteceu no último dia 23. Nesse dia, Luciana Varassin, superintendente de Gestão de Pessoal da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, e Rodrigo Ajuz, do Departamento Técnico Legislativo da Secretaria do Governo, se comprometeram a compartilhar as minutas dos decretos regulamentadores e a receber sugestões de modificação antes de os decretos serem publicados.

A nova avaliação funcional dos servidores públicos será analisada em dois turnos, na terça (28) e quarta (29).

Band News Curitiba - 96,3 FM

Ausência de Ratinho Jr. no debate repercutiu entre os candidatos

Ausência de Ratinho Jr. no debate repercutiu entre os candidatos

Primeiro debate aconteceu na noite de domingo (8), na sede da Tv Band, em Curitiba

Debate da Band reúne 8 candidatos ao Governo do Paraná

Debate da Band reúne 8 candidatos ao Governo do Paraná

Candidato à reeleição, Ratinho Junior não compareceu ao evento

Guto Silva desiste de candidatura ao Senado pelo Paraná

Guto Silva desiste de candidatura ao Senado pelo Paraná

Guto Silva assume um cargo na coordenação da campanha de reeleição do governador Ratinho Junior