PolíticaGeral

Nova avaliação do funcionalismo começa a ser votada na Câmara

A proposta altera o acompanhamento dos servidores recém-admitidos por concurso público

 Nova avaliação do funcionalismo começa a ser votada na Câmara

Foto: Rodrigo Fonseca/CMC

Os vereadores votam nesta terça-feira (28) a nova avaliação funcional dos servidores públicos de Curitiba. Em tramitação desde agosto de 2021, a proposta altera o acompanhamento dos servidores recém-admitidos por concurso público, enquanto são submetidos ao estágio probatório para atingirem a estabilidade, e muda os critérios de avaliação de desempenho dos mais antigos.

Na justificativa enviada aos vereadores, o prefeito Rafael Greca (PSD) alega que “A avaliação funcional, no perfil, inspira-se no que os técnicos denominam de avaliação 270 graus, ou seja, num mecanismo que compõe a avaliação individual, a avaliação da equipe de trabalho e a avaliação da chefia da equipe de trabalho em um único produto final, rico de elementos de acompanhamento da gestão”.

Após ponderações da Procuradoria Jurídica da Câmara e da Comissão de Constituição e Justiça, o Executivo protocolou o substitutivo geral que será submetido ao plenário. Ele possui 136 itens, distribuídos em 41 artigos. Nos dias 21 a 23 de junho, a Comissão de Serviço Público e a Mesa Diretora da Câmara realizaram três reuniões com os sindicatos do funcionalismo público.

O Sismuc (Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Curitiba), o Sismmac (Sindicato dos Servidores do Magistério Municipal de Curitiba) e o Sigmuc (Sindicato dos Servidores da Guarda Municipal de Curitiba) entendem que a proposta foi construída sem a participação dos trabalhadores, com uma redação vaga e subjetiva e com viés punitivo, sendo contrária a pontos importantes a serem regulamentados posteriormente, via decreto ou portaria.

Para mediar o impasse, o presidente da Câmara, Tico Kuzma (Pros), convidou a Prefeitura para uma reunião com os sindicatos, que aconteceu no último dia 23. Nesse dia, Luciana Varassin, superintendente de Gestão de Pessoal da Secretaria de Administração, Gestão de Pessoal e Tecnologia da Informação, e Rodrigo Ajuz, do Departamento Técnico Legislativo da Secretaria do Governo, se comprometeram a compartilhar as minutas dos decretos regulamentadores e a receber sugestões de modificação antes de os decretos serem publicados.

A nova avaliação funcional dos servidores públicos será analisada em dois turnos, na terça (28) e quarta (29).

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

Especialista explica as mudanças no ITCMD com a reforma tributária

De acordo com a nova lei, o ITCMD vai passar a ter alíquota progressiva

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Sobrenome tem peso determinante na eleição do Senado, no Paraná

Estudo aponta que 87% dos senadores eleitos no estado tem vínculo antigo com a política

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

‘Não quero ser senador’, afirma Rafael Greca

Em entrevista à BandNews FM, prefeito diz querer cuidar da Região Metropolitana de Curitiba

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

Câmara vota regras para uso da inteligência artificial pela prefeitura

A proposta discute os valores éticos para o uso da tecnologia