Nova espécie de dinossauro descoberta no Paraná é anunciada pelo Museu Nacional

 Nova espécie de dinossauro descoberta no Paraná é anunciada pelo Museu Nacional

Foto: divulgação/Museu Nacional

Foto: divulgação/Museu Nacional

Pesquisadores brasileiros apresentaram, nesta quinta-feira (18), uma nova espécie de dinossauro, batizada de Berthasaura Leopoldinae. De porte pequeno, com aproximadamente 1 metro de comprimento, viveu no período Cretáceo, onde hoje está a cidade de Cruzeiro do Oeste, noroeste do Paraná.

A descoberta foi anunciada pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Segundo os especialistas, esse é o fóssil mais completo de um dinossauro do período cretáceo já encontrado no Brasil – descoberto após sete anos de análise. A espécie, que viveu no país em um período estimado entre 70 e 80 milhões de anos atrás, foi batizada em homenagem a Bertha Lutz, pesquisadora brasileira, à imperatriz Maria Leopoldina e à escola de samba Imperatriz Leopoldinense.

A espécie foi encontrada em um trecho rural do município de Cruzeiro do Oeste, no Paraná, a 530 quilômetros de Curitiba. O local onde ele foi encontrado é conhecido como “Cemitério dos Pterossauros”. Segundo o diretor do Museu Nacional, Alexandre Kellner, que participou das escavações entre 2011 e 2014, o nível de conservação dos fósseis impressionou os paleontólogos. As condições da região podem ter contribuído para o processo. De acordo com especialistas, toda a região era recoberta por um grande deserto. Possivelmente, com vegetação no entorno de áreas úmidas. Essas condições podem ter sido importantes para a fossilização. A espécie é, também, a primeira sem dentes a ser descoberta na América do Sul. O que ainda não está claro para os pesquisadores é se o animal era um herbívoro ou carnívoro.

Vídeo: divulgação/Cenpaleo
Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem