PolíticaGeral

Nova lei de gestão do lixo gera polêmica na Alep

Deputados da base do governo votaram contra veto do governador à recepção de resíduos perigosos

 Nova lei de gestão do lixo gera polêmica na Alep

Foto: Nani Gois/ALEP

A Assembleia Legislativa aprovou novas regras de manejo de lixo que permite o Paraná receber lixo de outros estados, lei de autoria do deputado Tião Medeiros (PP). A aprovação foi cercada de circunstâncias inusitadas. Primeiro, o governador Ratinho Junior vetou a parte da lei que tratava do recebimento dos resíduos de fora, mas a própria base do governo orientou o voto para derrubar o veto. Além disso, o presidente da Assembleia, Ademar Traiano (PSD), também se posicionou antes da votação, indicando voto contrário ao veto. Por ser presidente, Ademar não vota e também não é comum que ele emita posicionamento sobre os assuntos em pauta.

O veto parcial do governador justificava que os resíduos foram proibidos de destinação ao nosso estado pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente, porque são de difícil tratabilidade e perigosos. E isso poderia acarretar em impactos ambientais significativos, inclusive com prejuízos aos critérios de sustentabilidade que apontam o Paraná como o Estado mais sustentável do Brasil. O veto impedia o recebimento de materiais classe 1 e 2 e foi derrubado por 29 votos contra 13 contrários. 9 deputados não participaram da votação.

O presidente da Comissão do Meio Ambiente da Assembleia, deputado Goura (PDT) explica que tipo de lixo essa classe se refere.

Um dos votos favoráveis à derrubada do veto foi do deputado Plauto Miró (União). O filho dele, Plauto Miró Neto é o administrador da empresa Surubim Participações Ltda, com Conrado Miró Guimarães como sócio, e outra filha menor de idade, que tem o pai como representante legal. A empresa tem sociedade com a MTX Ambiental Ltda, do filho do presidente da casa legislativa, Ademar Luiz Traiano Junior. A MTX também é sócia da Pegassus Administrações e Participações Ltda, empresa no nome de três filhos do parlamentar: Ademar Junior, Gabriela e Vinicius Traiano.

O deputado Traiano falou exclusivamente à BandNews e explicou o posicionamento no assunto.

O deputado Plauto Miró se manifestou por meio de nota, disse que o projeto de lei não é de sua autoria e que votou pela derrubada do veto seguindo orientação do líder do governo na Assembleia Legislativa. E que teria votado de forma diferente se a orientação fosse para manter o veto.

Segundo o presidente da Comissão do Meio Ambiente, a oposição da casa vai entrar com uma ação judicial contra a lei.

O Ministério Público também se manifestou contra a decisão, a Promotoria de Proteção ao Meio Ambiente, informou que vai encaminhar uma representação à Procuradoria Geral de Justiça pedindo a inconstitucionalidade da nova lei.

Reportagem: Amanda Yargas.

Avatar

felipe.costa

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Caso Maria Leticia: parecer do relator será protocolado nesta terça

Relatório final deve ser lido no Conselho de Ética em reunião marcada para quarta-feira

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Desembargador derruba própria liminar que reconduzia prefeito a cargo

Clayton Maranhão mudou entendimento três dias após despacho que atingia prefeito de Fazenda Rio Grande

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

28 Fóruns Eleitorais abrem em regime de plantão

Entre cidades com atendimento diferenciado estão Curitiba e oito municípios da RMC