NacionalGeral

Nova Lei equipara as penas de injúria racial e racismo

Os dois atos serão inafiançáveis e imprescritíveis, com reclusão de 2 a 5 anos

 Nova Lei equipara as penas de injúria racial e racismo

Foto: Tânia Rêgo/EBC

A nova Lei que equipara as penas dos crimes de injúria racial e racismo já está em vigor em todo o país a partir desta quinta-feira (12). Agora, os dois atos são considerados inafiançáveis e imprescritíveis, com pena de reclusão de 2 a 5 anos, sendo válida também para postagens em redes sociais.

Veja mais:

A punição deve ser dobrada se o ato for cometido por mais pessoas. Isso também resulta em não ter mais um tempo limitado para que a pessoa pague pelo crime. O doutor em direito penal, Matheus Falivene, destaca as diferenças na prática de injúria racial e racismo.

Até então, a pena para o crime de injúria racial era de 1 a 3 anos. De acordo com a Polícia Civil, só no estado Paraná, no ano passado, o número de Boletins de Ocorrência (B.O) registrados, após episódios de racismo ou injúria racial, cresceu mais de 138%.

Entre janeiro e outubro foram mais de 2.200 ocorrências. Para a coordenadora-geral da Criola, uma organização de mulheres negras, a nova lei representa uma medida fundamental no combate ao racismo.

As vítimas de racismo ou injúria racial devem procurar imediatamente uma delegacia de polícia e registrar o caso para que as medidas cabíveis sejam providenciadas.

Reportagem: Leo Coelho

Avatar

Giovanna Retcheski

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Aposta simples de Curitiba ganha R$ 49,5 mil na Mega-Sena

Foram sorteadas as dezenas 16 - 17 - 42 - 45 - 52 - 57

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

Confira os números da Mega Sena do concurso 2714

As apostas da Mega Sena podem ser feitas nas casas lotéricas e pelo aplicativo