Nove pinguins são soltos no mar em Pontal do Paraná
Animais estavam em reabilitação no Projeto de Monitoramento de Praias na Bacia de Santos
Nove pinguins-de-Magalhães foram soltos no mar em Pontal do Paraná, no litoral do estado, nesta segunda-feira (26). Os animais foram resgatados entre junho e agosto desde ano e tratados pelo Projeto de Monitoramento de Praias na Bacia de Santos. Eles passaram pelo Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha do Laboratório de Ecologia e Conservação da Universidade Federal do Paraná.
A suspeita é de que eles encalharam por dificuldades durante a migração. Os pinguins-de-Magalhães percorrem cerca de quatro mil quilômetros em busca de alimentos. Todos anos, a espécie sai da Patagônia com direção ao Brasil, entre os meses de maio e setembro.
Durante a reabilitação, eles recebem cuidados veterinários intensivos para recuperar a capacidade de sobrevivência no mar. No centro, eles também têm acesso a uma piscina e treinam natação em grupo.
O Projeto de Monitoramento de Praias na Bacia de Santos completa nove anos de atuação. Desde 2015, a iniciativa é executada pela Universidade Federal do Paraná, por meio do Laboratório de Ecologia e Conservação. Neste período, foram mais de trinta mil animais resgatados.
Informação: Larissa Biscaia