Novo alerta da Defesa Civil será testado no sábado
Nesta quinta, governo federal afirmou que projeto piloto será monitorado por 30 dias
Está previsto para este sábado (10), a partir das 15h, o teste de alerta climático da Defesa Civil nas cidades de Morretes e União da Vitória, no litoral e no sul do Paraná respectivamente. A ação faz parte de um projeto-piloto da Defesa Civil Nacional com uso da tecnologia Cell Broadcast. Diferente das ferramentas já disponíveis, o novo modelo não exige cadastro prévio para recebimento do alerta. O envio é feito automaticamente para todos os celulares dentro de uma localização específica. Além disso, a mensagem de alerta aparece na tela do celular como um pop-up, o que obriga o usuário a interagir com o aviso, e traz também um alerta sonoro.
Nesta quarta-feira (7), o secretário nacional de Telecomunicações, Hermano Tercius, frisou que a ferramenta garantirá agilidade de prevenção em caso de eventos climáticos como tempestades e incêndios florestais.
O teste será realizado de forma simultânea em 11 municípios brasileiros. Além de Morretes e União da Vitória, também em Angra dos Reis (RJ), Blumenau (SC), Cachoeiro de Itapemirim (ES), Gaspar (SC), Indianópolis (MG), Muçum (RS), Petrópolis (RJ), Roca Sales (RS), São Sebastião (SP) e Uberlândia (MG). De acordo com o chefe do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (CENAD), Armin Brau, o projeto piloto é um primeiro passo para implementação a nível nacional.
O objetivo da medida é tomar medidas antecipadas em relação a desastres naturais que podem acontecer, de forma a evitar perdas humanas. Segundo o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, as informações são apuradas por diferentes órgãos de governo.
A iniciativa é do Governo Federal em parceria com a Anatel e as operadoras de telefonia do país.
Reportagem: Bárbara Hammes