Novo cronograma de ensino remoto é divulgado pela UFPR

 Novo cronograma de ensino remoto é divulgado pela UFPR

(Foto: divulgação/UFPR)

As aulas remotas na Universidade Federal do Paraná serão realizadas entre os dias 29 de junho e 26 de setembro, para os cursos semestrais, e entre 29 de junho e 7 de novembro para os anuais. O novo cronograma foi aprovado pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR e pode ser prorrogado dependendo da situação da pandemia.

O período especial, já existente entre os semestres letivos regulares, será adaptado para possibilitar adiantamento do currículo durante a suspensão do calendário regular. A proposta é a adoção do ERE – Ensino Remoto Emergencial, como possibilidade de atividades acadêmicas.

Segundo a instituição, a oferta de disciplinas do período especial é de caráter totalmente voluntário para as unidades administrativas e para o corpo docente. Os estudantes terão a liberdade de realizar ou não as disciplinas do período especial. A recusa ou impedimento em efetuar matrícula nesse período não deve repercutir em nenhuma restrição de direitos após o fim da suspensão do calendário acadêmico.

A proposta aprovada levou em conta diversos aspectos levantados durante a suspensão do calendário acadêmico, como as legislações internas e as orientações da comissão de combate à Covid-19 da UFPR. As disciplinas de estágio obrigatório e de trabalho de conclusão de curso poderão ser concluídas após o período especial, de acordo com a necessidade dos estudantes. 

A definição do Ensino Remoto Emergencial se associa às outras ações da UFPR tem adotado de enfrentamento à pandemia na área acadêmica, como o programa de inclusão digital; o treinamento para docentes e a disponibilização de plataformas digitais; e a promoção da saúde mental durante a pandemia.

Reportagem: Lorena Pelanda

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Cursinho da Região Metropolitana de Curitiba está com vagas abertas

Aulas com foco no Enem e no vestibular da UFPR voltam a ser realizadas presencialmente

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem