Novo emplacamento confunde motoristas, mas ainda há tempo para regularização antes do recesso do Detran

 Novo emplacamento confunde motoristas, mas ainda há tempo para regularização antes do recesso do Detran

(Foto: divulgação/Detran Pr)

(Foto: divulgação/Detran Pr)

Motoristas paranaenses que precisam atualizar a placa do carro correm o risco de virar o ano com a situação irregular. Desde a segunda-feira (17) estão em vigor as novas regras para o emplacamento. Agora, o padrão adotado é válido em todo o Mercosul. Quem comprou um carro zero, transferiu um veículo de município ou fez qualquer alteração de dados que necessite uma placa nova precisa estar atento às normas. Até o final do ano o Detran atenderá apenas mais três dias: quinta (20), sexta (21) e na quarta-feira após o natal, dia 26.

Quem não teve esta “sorte” e já sabe que vai passar a virada para 2019 em situação irregular é o engenheiro agrônomo Paulo Fernandes. Ele entrou com um pedido de atualização dos dados no dia 31 de novembro, mas não procurou um emplacador imediatamente. Acostumado com o prazo de 30 dias para finalizar o processo, Fernandes não se atentou para a data limite das placas nacionais – os últimos emplacamentos deste tipo no Paraná foram realizados na sexta-feira passada, dia 15.

O engenheiro tentou finalizar o processo nesta segunda-feira (17), mas não conseguiu:

E essa é mesmo a solução para quem vive uma situação parecida como a do Paulo Fernandes. Quem solicitou emplacamentos até o dia 10 de dezembro e não providenciou a confecção até dia 15 (sexta-feira), precisa procurar o Detran e refazer o pedido.

A nova placa, assim como todas as peças solicitadas após o dia 11, seguirá o padrão Mercosul. O engenheiro agrônomo não conseguirá colocar a placa nova porque tem um a viagem marcada, e já está “preparado” para eventuais problemas:

De acordo com o Detran, o prazo para a atualização do sistema é de 24 a 48 horas. Ou seja, quem perdeu o prazo para fazer o emplacamento nacional ainda tem tempo de pedir o padrão Mercosul. Quem for hoje (19) ou amanhã (20) ao Detran, poderá retirar a documentação que autoriza a confecção da placa na sexta-feira (21). Na semana do natal, o Detran atenderá a população apenas no dia 26 de dezembro (quarta-feira), das 08h até 14h. O atendimento será normalizado apenas no dia 2 de janeiro de 2019.

As novas placas são obrigatórias para os casos de primeiro emplacamento, aquisição de veículo, troca de município, alteração de dados de placa, registro de outro estado ou qualquer processo que demande a substituição da placa.

Reportagem: Angelo Sfair

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem