ParanáGeral

Novo Ensino Médio amplia educação integral no Paraná

modalidade atende cerca de 40 mil estudantes da rede pública estadual

 Novo Ensino Médio amplia educação integral no Paraná

Foto: Divulgação/Secretaria da Educação

As mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio têm reflexos na educação em tempo integral da rede estadual no Paraná. A matriz curricular, com nove aulas diárias, tem quatro disciplinas novas: corresponsabilidade social, língua espanhola, mentoria e pensamento computacional. Além disso, os alunos têm agora duas aulas semanais de Educação Financeira durante os três anos.

Assim como os estudantes de ensino médio da modalidade regular, os da educação integral também cursam as disciplinas obrigatórias da Base Nacional Comum Curricular e escolhem um itinerário formativo, que pode ser linguagens e ciências humanas ou matemática e ciências da natureza.

A coordenadora da Educação Integral da Secretaria Estadual da Educação (Seed), Monalisa de Lourdes Serpe, explica que os alunos da educação integral contam ainda com outras onze disciplinas obrigatórias e duas disciplinas eletivas.

O Novo Ensino Médio também trouxe novidades para o ensino fundamental na modalidade integral. A Educação Financeira, por exemplo, entrou na matriz curricular a partir deste ano com uma aula por semana para 6º e 7º anos, e duas aulas semanais para 8º e 9º anos.

Conforme a secretaria, a rede estadual conta atualmente com 167 escolas de Educação em Tempo Integral, que atendem cerca de 40 mil estudantes. Em 2019, havia 73 escolas da modalidade. As instituições estão em 103 cidades.

Avatar

leonardo.gomes

BR-277 tem trecho com deslizamento de terra em Campo Largo

BR-277 tem trecho com deslizamento de terra em Campo Largo

O deslizamento é no quilômetro 108, no sentido Curitiba.

Conflito entre Israel e Irã pode afetar a economia do Paraná

Conflito entre Israel e Irã pode afetar a economia do Paraná

O país árabe atingiu bases militares israelenses no último sábado (13)

Número de doadores de sangue cai no Paraná

Número de doadores de sangue cai no Paraná

Hemepar afirma que apenas em Curitiba, já houve queda de 15% no número de doações.