Novos grupos prioritários da vacina contra a gripe já podem procurar pelas doses

 Novos grupos prioritários da vacina contra a gripe já podem procurar pelas doses

Reprodução / SESA

Reprodução / SESA

Os novos grupos prioritários escolhidos pelo governo para receber a vacina de imunização contra a gripe já podem procurar pelas doses. A partir de hoje (segunda), a vacinação é gratuita para cobradores e motoristas do transporte público, cuidadores de vulneráveis, como idosos e acamados, e também pessoas em situação de rua.

A campanha oficial de vacinação teve início no dia 17 de abril e encerrou na última sexta-feira (09), mas milhares de doses da vacina sobraram e a recomendação do governo foi de estender o público alvo nos municípios onde a meta não atingiu 90% de cobertura. Inicialmente, a vacina era restrita para crianças, idosos, gestantes, povos indígenas, professores, profissionais da saúde, pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional.

O diretor-geral da secretaria de Saúde, Sezifredo Paz, diz que a intensão é reaproveitar as doses que sobraram para um segundo público de risco, mas que os grupos que não atingiram à meta do governo também continuam recebendo a imunização.

O médico infectologista do Hospital de Clínicas, Bernardo Montesanti Machado de Almeida, falou que o segundo público foi escolhido por também apresentar maior risco de contrair a doença e sofrer com seus efeitos.

Agora, cabe aos municípios onde a meta não foi atingida a divulgar a disponibilidade das vacinas. Curitiba foi uma das cidades que não atingiu a meta determinada pela Secretaria de Saúde do Estado. A capital atingiu 87,1% da população prioritária e a vacina já está disponível para o segundo grupo prioritário. O saldo de vacinas disponíveis nas 22 Regionais de Saúde, no Centro de Medicamentos do Paraná é de 372 mil doses e o governo garante que é suficiente para atender à esta segunda demanda, por tempo indeterminado, até que durem os estoques do medicamento.

Para garantir a vacina, motoristas e cobradores do transporte coletivo público podem ir aos postos de saúde com o crachá funcional. Os condutores que residem em Curitiba, mas trabalham na região metropolitana também tem direito a tomar a vacina. Já os cuidadores de vulneráveis devem levar declaração em papel, solicitando a vacina.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem