Número de famílias endividadas no Paraná diminui em abril

Foto: Pixabay

A parcela de famílias no Paraná com algum tipo de dívida é de 88,8% em abril. O número é menor com relação ao mês de março quando 90,3% das famílias do Estado estavam endividadas. Os dados são da  Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, divulgada pela Fecomércio nesta quinta-feira.

A média nacional de endividamento ficou em 62,7% em abril. O  cartão de crédito ficou em primeiro lugar no tipo de endividamento, com 75,3%, apresentando alta com relação ao mês anterior, que era 74,1%. Os financiamentos de imóveis e automóveis aparecem em seguida e concentram 8,1% e 9,8% do endividamento das famílias, respectivamente.

Os carnês e o crédito pessoal são motivos de endividamento para 1,8% da população do estado. Já os empréstimos consignados representam 1,6% das dívidas. De forma geral, os paranaenses acreditam ter um nível moderado de endividamento, uma vez que 43% consideram estar mais ou menos endividados. A proporção das famílias que se declara muito endividada foi de 28% em abril.

Essa sensação de endividamento é maior entre as classes mais altas, em que 37,5% dos consumidores se consideram muito endividados contra 26% entre as classes C, D e E. Os pouco endividados correspondem a 17,2%, e os que não possuem dívidas somam 11,2%.

Reportagem Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Câmeras corporais da GM poderão ser rastreadas em tempo real

Equipamentos recebem na próxima semana primeira grande atualização do sistema

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

Colégios estaduais em Curitiba recebem R$ 33 milhões em investimentos

O montante deve ser usado para a realização de reformas e melhoras de acessibilidade

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense