Número de infartos e AVCs cresce durante o inverno

 Número de infartos e AVCs cresce durante o inverno

Foto: Hush Naidoo/UnsPlash

Durante o inverno o número de infartos cresce aproximadamente 30%, segundo o Instituto Nacional de Cardiologia.

Além disso, a quantidade de casos de acidente vascular cerebral também aumenta neste período. Segundo o cardiologista do Hospital Marcelino Champagnat, Gustavo Lenci Marques, os riscos de problemas cardiológicos estão relacionados aos vasos sanguíneos, que ficam mais fechados no frio, e à mudança de hábitos de exercício e alimentação nesta época.

Em meio a pandemia do coronavírus a preocupação é maior ainda, porque as pessoas estão demorando para procurar atendimento. A Sociedade Brasileira de Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista apontou uma diminuição de 70% no número de procedimentos voltados para controlar o infarto. O dado diz respeito ao mês de abril deste ano, quando comparado ao mesmo período de 2019.

O médico, Gustavo Lenci, comentou que com medo da contaminação pela covid-19, os pacientes estão adiando os exames e as consultas.

No Hospital Marcelino Champagnat, o volume de exames e consultas eletivas e de pronto atendimento chegou a cair em torno de 80% nos meses de abril e maio deste ano. Gustavo reforçou que o paciente deve manter o cuidado com a saúde e, se sentir qualquer dor excessiva no peito, não deve atrasar a procura dos serviços médicos.

A Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR) também alertou a população brasileira para que não tenha receio de procurar ajuda médica ao longo da pandemia.

Segundo o diretor científico da SBR, Eduardo Paiva, a instituição publicou diversas orientações para que os pacientes não parem de fazer os tratamentos durante a quarentena.

De acordo com a SBR, não há estudos que confirmem que os indivíduos com reumatismo se integram no grupo de risco para a covid-19. Mas é certo, por exemplo, que essa população possui maior probabilidade de desenvolver sintomas graves da gripe.

Reportagem: Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

Paraná está oficialmente livre da epidemia H3N2

A notícia foi divulgada pela Secretaria de Estado da Saúde

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

Programa Opera Paraná deve realizar 60 mil cirurgias eletivas

A implantação do programa tem por objetivo diminuir as filas de espera

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem