Número de mortes no Brasil em decorrência de incêndios provocados por curto-circuito dobrou em 2018

 Número de mortes no Brasil em decorrência de incêndios provocados por curto-circuito dobrou em 2018

O número de mortes no Brasil, em decorrência de incêndios provocados por curto-circuito dobrou em 2018, se comparado ao ano anterior. De acordo com dados da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), em 2017, foram registrados 451 acidentes do tipo em todo o Brasil, gerando 30 mortes. Em 2018 esse número subiu para 526, sendo 62 casos fatais.

O diretor-executivo da entidade, Edson Martinho, explica que as  principais causas dos incêndios em decorrência de curto-circuito são principalmente instalações elétricas deficitárias e falta de conhecimento das pessoas sobre os riscos da eletricidade.

O Paraná também registrou um aumento de casos de incêndios causados  por sobrecarga na rede elétrica. No estado, em 2018, foram registrados 65 acidentes com uma morte e em 2017, 06 pessoas morreram em 51 acidentes.

O engenheiro eletricista, Fábio Amaral, diz que mesmo com a queda no número de óbitos de um ano para outro, o dados de acidentes ainda são preocupantes. Para ele, a estatística demonstra que a população não faz a manutenção das instalações elétricas periodicamente.

Conforme o relatório da Abracopel, 80% dos incidentes elétricos ocorreram dentro de casa. O engenheiro eletricista afirma que um dos problemas mais comuns e aparentemente um dos mais inofensivos encontrados nas residências, é o de ligar vários equipamentos elétricos na mesma tomada com o uso de réguas e adaptadores.

A orientação da Abracopel, para qualquer alteração na rede elétrica, é contratar um especialista para indicar quais as modificações devem ser feitas dentro das normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas.

Nos dias 20 e 21 de março serão realizados pela Abracopel em Curitiba seminários gratuitos sobre Segurança das Instalações Elétricas e Gerenciamento do Risco Elétrico. O evento será no Auditório do Instituto de Engenharia do Paraná, que fica na Rua Emiliano Perneta, 174, no Centro de Curitiba.

A inscrição pode ser feita diretamente no site da Abracopel: http://abracopel.org/eventos/ ou pelo e-mail: [email protected].

Reportagem: Thaissa Martiniuk

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Professor é preso por suspeita de assédio sexual

Caso foi registrado nesta terça-feira (9) em Santa Terezinha de Itaipu, no oeste paranaense

Ambev abre inscrições para estágio

Ambev abre inscrições para estágio

No Paraná, as vagas são exclusivamente para Curitiba