Número de temporários que devem ser contratados pelo comércio deve ser 16% maior que do ano passado no Estado

Foto: Fernando Frazão/ Agência Brasil

Quase metade das vagas temporárias para o fim do ano no Paraná no comércio vão ser para o cargo de vendedor. Depois aparecem funções como atendente geral, porteiro, caixa e assistente de cabeleireiro. O dado faz parte de uma pesquisa da Fecomércio que mostra que 6 mil trabalhadores temporários devem ser contratados nesse fim de ano pelo setor no Estado.

O número é 16% maior que o do ano passado.  O número de contratados temporários por empresa também deve aumentar. A parcela de estabelecimentos comerciais que pretende contratar entre duas e cinco pessoas, passando de 24% no ano passado para 35% neste ano.

Já as empresas que contratarão mais de dez pessoas correspondem a 8%, ante 5% em 2018. Segundo o diretor de planejamento e gestão da Fecomércio do Paraná, Rodrigo Rosalém, a maioria das vagas são de funções que estão diretamente ligadas ao atendimento ao público.

68% dos empregadores consideram transformar a vaga temporária em efetiva. A parcela é um pouco menor que a passado, quando as chances de efetivação eram de 70%.

Quase 70% das vagas exige o Ensino Médio, 23% apenas o Ensino Fundamental, 3% Ensino Técnico e 3% não exigem escolaridade.

Reportagem: Felipe Harmata

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem