COLUNAS

Colunistas // Mirian Gasparin

Mirian Gasparin

Com relação à parte financeira, o controle das despesas é fundamental.

 O crescimento de um negócio passa pelo controle financeiro

Imagem: Pixabay

Para que uma empresa cresça de forma saudável é essencial que os empresários conheçam as finanças e os indicadores do negócio, independentemente da área de atuação, seja comércio, indústria ou prestação de serviços. Também é preciso compreender que a gestão de uma empresa não é uma atividade estática. Ou seja, o empreendedor precisa se atualizar diariamente para acompanhar as tendências do mercado e aproveitar as oportunidades que aparecem.  Uma organização que fica parada não chega a lugar algum e a consequência é ver seus concorrentes tomando conta do mercado.

Com relação à parte financeira, o controle das despesas é fundamental. O primeiro passo é fazer uma separação entre gastos fixos e variáveis, e depois somar e organizar tudo para entender o volume de saídas. Uma boa opção é ver se é possível encontrar formas de reduzir os custos, através de negociação, como do valor do aluguel, do pacote de internet ou no caso da energia, fazendo a simples troca das lâmpadas. Ainda sobre a parte financeira do negócio, é mais comum do se que imagina, ver negócios que alcançam altos valores de faturamento, mas não sabem como aplicar corretamente os recursos que entram no caixa. E isso acaba interferindo no lucro obtido ou, até mesmo, gerando prejuízo. Desta forma, o crescimento da empresa passa diretamente pela aplicação correta dos seus recebimentos com as vendas.

A empresa que deseja desenvolver um novo produto ou expandir o mercado para outros estados, é preciso ter dinheiro na reserva. Para tornar isso possível, um bom controle financeiro contribuirá para que o gestor tenha mais domínio sobre todas movimentações de entradas e saídas financeiras. Os clientes são as melhores fontes de informação para guiar a uma empresa no mercado. Por isso, é preciso ficar atento para compreender as mudanças e as necessidades dos clientes, bem como de que forma se pode continuar entregando uma experiência de qualidade. Também a adaptação às mudanças do público consumidor é fundamental para o crescimento de um negócio.

Por fim, é preciso que o empresário encare que buscar o crescimento do seu negócio precisa ser um exercício contínuo. Dessa forma é necessário trabalhar com metas de curto, médio e longo prazos para manter a busca por resultados melhores e aperfeiçoamento das atividades.

Confira abaixo a coluna em áudio:

Mirian Gasparin

Mirian Gasparin