O Giro nas Ruas desta segunda é na Alameda Princesa Izabel

(Foto: Google Maps / Reprodução)

Filha de Dom Pedro II, Isabel Cristina era a segunda filha do então imperador do Brasil com sua esposa, Teresa Cristina. Não Princesa Isabel foi nomeada herdeira do trono brasileiro, pois seus dois irmãos homens morreram quando ainda eram crianças.

Ela nunca chegou a assumir de fato o trono, pois a Proclamação da República pôs fim a monarquia. No entanto, Princesa Isabel assumiu o comando como regente do Brasil em três ocasiões. Foi durante dessas oportunidades que ela assinou leis que mudariam a vida dos escravos para sempre.

Em 1871, ela assinou a Lei do Ventre Livre, que concedia liberdade a todos os filhos de escravas que nascessem após a data da lei. Dezessete anos mais tarde, em 1888, ela assinou a Lei Áurea, colocando fim a escravidão no Brasil. Por conta disso, a princesa ficou conhecida como “Isabel a redentora”.

Com a proclamação da República, a família real foi expulsa do Brasil. Princesa Isabel se exilou na França, local onde seu marido possuía residências. Apesar da expulsão dela ter sido revogada em 1920, pelo presidente Epitácio Pessoa, Princesa Isabel não voltou para sua terra natal e morreu um ano mais tarde na França, aos 75 anos.

Em Curitiba, a “redentora” é homenageada com uma via que leva seu nome e fica localizada no bairro Batel. A Alameda Princesa Izabel tem cerca de 3 km e meio de extensão e abriga, entre escolas e lojas, o Espaço Fantástico das Artes.

Um dos destaques da Alameda Princesa Izabel é o Espaço Fantástico das Artes, um lugar que une circo, música e teatro.

Acompanhe na reportagem das estudantes de jornalismo Maria Claudia Batista e Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.