O Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Holanda

Conhecida por seus belos campos de tulipas, a Holanda tem paisagens de tirar o fôlego. Com aproximadamente 41 mil quilômetros quadrados, também é conhecida como Países Baixos, seu nome oficial. O país faz fronteira com Alemanha e Bélgica e é famoso por sua tolerância social – principalmente por sua política liberal em relação às drogas, eutanásia e aborto.

Dona de um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano (IDH) da Europa, a Holanda é o país membro fundador da União Europeia e da OTAN, e é palco de três tribunais internacionais: a Corte Permanente de Arbitragem, o Tribunal Internacional de Justiça e o Tribunal Penal Internacional. 

Em Curitiba, a Holanda é homenageada com uma rua localizada no bairro Boa Vista. A via tem 2 km de extensão e liga a Rua México a Rua Simão Mansur. A rua abriga a Fundação de Assistência a Criança Cega e o Bosque Martim Lutero, além de diversos pontos comerciais.

Um dos destaques da Rua Holanda é a Fundação de Assistência a Criança Cega (FACE), inaugurada em 1972.

Acompanhe na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

Também está localizado na Rua Holanda desde 1974 o Bosque Dr. Martim Lutero. O local ganhou esse nome apenas em 10 de novembro de 1996, em homenagem ao alemão e precursor da reforma e renovação da Igreja no século 16. Antes disso o lugar era conhecido apenas como Bosque Boa Vista porque fica localizado no bairro Boa Vista, na parte norte de Curitiba.

O Bosque possui uma área de aproximadamente 11 mil metros quadrados, sendo 7 mil deles formado só por vegetação natural, remanescente da antiga mata de araucárias que formava quase toda região. Entre as espécies encontram-se os pinheiros, canelas, paus de bugre, pinheiros bravos, pitangueiras, guabirobeiras e muitas outras.

O Bosque também conta com a instalação de alguns equipamentos destinados ao lazer, como playground e canchas de esportes e churrasqueiras.

O acesso ao Bosque é gratuito e ele fica aberto diariamente dias das 8 da manhã às 6 da tarde. 

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.