O Giro nas Ruas desta segunda é na Rua José Bonifácio

Foto: Reprodução / Google Maps

Formado em Ciências Naturais e Direito pela Universidade de Coimbra, em Portugal, José Bonifácio de Andrade e Silva nasceu na cidade de Santos, litoral paulista, em 1763. Mais conhecido nos livros de história do Brasil como “Patriarca da Independência”, o santista foi o tutor de Dom Pedro II quando o pai do menino, Dom Pedro I, decidiu abdicar do trono.

Representante das elites rurais, José Bonifácio foi um dos principais nomes na Independência do Brasil. Em Curitiba, ele é homenageado com uma rua no Centro da cidade, que faz parte das lembranças de muitas famílias. Como a da assistente administrativa Viviane Cristina Batista, que sempre visitava a região com a filha.

A barraca de pastel da Tia Elvira, na rua José Bonifácio, funciona lá desde 1986. Dos pontos de comércio mais antigos da via, a barraca fica ao lado da Catedral Basílica de Curitiba. Há também, nessa rua, uma escadaria que dá acesso a uma galeria subterrânea que liga a Praça Tiradentes ao Largo da Ordem.

Em Curitiba, a rua José Bonifácio é bem curtinha; tem aproximadamente 200 metros de extensão e fica também ao lado da Catedral Basílica de Curitiba. 

A Catedral Basílica de Curitiba é o principal templo da Arquidiocese de Curitiba e pode ser acessada via rua José Bonifácio.

Confira na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.