O Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Konrad Adenauer

(Foto: GoogleMaps / Reprodução)

Nascido em 1876, na cidade de Colônia, na Alemanha, Konrad Hermann Joseph Adenauer teve uma notável carreira política. Filho de funcionários públicos, Adenauer se formou em Direito na Universidade de Bonn. Em 1917, foi eleito como primeiro prefeito de Colônia, sua cidade natal. Ele ocupou a função por 16 anos e foi destituído do cargo por ser oposição a Hitler.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, em 1945, Konrad Adenauer participou da fundação da União Democrata Cristã. Quatro anos mais tarde foi eleito o primeiro Chanceler da República Federal da Alemanha – na época, Alemanha Ocidental. Durante seu governo adotou o regime democrático e iniciou o desenvolvimento econômico daquele país. Adenauer renunciou ao cargo em 1963, quando tinha 87 anos de idade.

Ele faleceu quatro anos mais tarde. Sua casa foi transformada em um museu e hoje em dia funciona também como centro de pesquisa. Em Curitiba, o chanceler é homenageado com uma via que leva seu nome e fica no bairro Tarumã.

A Rua Konrad Adenauer, que tem um quilômetro e meio de extensão, abriga o Lar de Idosos e Centro Dia Recanto do Tarumã, a Sociedade Thalia e o Cemitério Vertical de Curitiba.

Um dos espaços cheio de história localizado na Rua Konrad Adenauer é a Sociedade Thalia. O clube social e esportivo foi fundado em Curitiba em 1882 por colonizadores alemães.

Acompanhe na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

Outro espaço localizado na Konrad Adenauer é o Lar de Idosos Recanto do Tarumã que abriga homens acima de 60 anos.

Ouça na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.