O Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Marechal Floriano Peixoto

(Foto: Google Maps / Reprodução)

Floriano Vieira Peixoto, mais conhecido como Marechal Floriano Peixoto, nasceu em Maceió, no dia 30 de abril de 1839. Com 18 anos, iniciou sua carreira militar ao ingressar no 1º Batalhão de Artilharia como soldado voluntário. Depois disso, se matriculou na Escola Militar do Rio de Janeiro e concluiu o curso em 1861 como segundo-tenente e passou a integrar o Corpo de Artilharia. Ao longo de sua carreira, participou da Guerra do Paraguai e comandou o Arsenal da Guerra de Pernambuco.

Até que em 1884, iniciou na vida política ao ser nomeado presidente da província de Mato Grosso. Após a Proclamação da República, se uniu aos republicanos e assumiu a vice-presidência de Marechal Deodoro Fonseca. No decorrer do governo de Deodoro Fonseca, Floriano passou a fazer parte da oposição. Quando o presidente foi obrigado a renunciar, em 1891, Floriano Peixoto assumiu a presidência da república.

Marechal Floriano Peixoto pegou o Brasil no meio de uma crise econômica e política, com confrontos entre o poder legislativo e executivo. Seu governo foi marcado pelo autoritarismo e pelas políticas pautadas nos setores mais populares.

Em Curitiba, Marechal Floriano Peixoto é homenageado com uma via que liga o Alto Boqueirão ao Centro da cidade. Ao longo de seus 12 quilômetros de extensão ela passa pela Rua da Cidadania do Carmo, pelo Quartel do Comando Geral da Polícia Militar, pela Praça Carlos Gomes e pela Tiradentes. Além disso, abriga a sede do Grupo Dignidade e a Casa Rosada.

O Grupo Dignidade é a segunda ONG LGBT mais antiga do Brasil, fundada em 1992.

Acompanhe na reportagem da estudante de jornalismo Maria Claudia Batista, da Universidade Positivo.

A Casa Rosada é um prédio do Governo do Estado que fica na Avenida Marechal Floriano Peixoto, no bairro Rebouças.

Ouça na reportagem da estudante de jornalismo Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.