O Giro nas Ruas desta segunda é na Rua Mateus Leme

(Foto: Google Maps / Reprodução)

Mateus Martins Leme nasceu no estado de São Paulo, mas se mudou ainda jovem para o Paraná. Um dos primeiros moradores de Curitiba, Mateus Leme é uma figura importante na história da capital paranaense. Ele foi escolhido por Gabriel de Lara para ser o “capitão-mor” da região. No entanto, o que era pra ser provisório se estendeu por 25 anos.

Com o passar do tempo, a população começou a crescer e Mateus Leme não tinha mais condições de administrar e tomar decisão. Sendo assim, no dia 29 de março de 1693 ele reuniu os moradores da região, reinstalou o pelourinho e fez a primeira eleição da Câmara de Vereadores, fundando a Vila de Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, que anos mais tarde, passaria a se chamar Curitiba. Mateus Leme morreu alguns anos mais tarde, no dia 6 de outubro de 1697.

Na capital paranaense, Mateus Leme é homenageado com uma via que liga o Centro ao bairro Abranches. Ao longo de seus 6 quilômetros de extensão, a rua passa por pontos importantes da cidade, como o Parque São Francisco, o Conservatório de Música Popular Brasileira, o Centro de Criatividade de Curitiba e o Solar dos Guimarães.

A casa Solar dos Guimarães é um dos edifícios mais antigos da Mateus Leme, construído em 1897 para abrigar as famílias da alta sociedade.

Acompanhe na reportagem das estudantes de jornalismo Maria Claudia Batista e Hellen Barbosa, da Universidade Positivo. A locução é de Maria Claudia Batista.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.