O Giro nas Ruas desta segunda é na rua Nossa Senhora do Guadalupe

Acompanhe na Reportagem da estudante de Jornalismo, Gabriele Bonat, da Universidade Positivo:

Para falar sobre a Rua Nossa Senhora do Guadalupe, é preciso falar sobre as tradições cristãs. Conta a fé católica que no ano de 1531, Maria, mãe de Jesus, fez uma aparição a um indígena que estava caminhando até a cidade do México. O índio se chamava Juan Diego. Nossa Senhora teria dito para ele ir até o bispo e pedir que fosse construído um santuário. Ao saber da história, o bispo desconfiou e pediu um sinal a Maria.

Segundo o catolicismo, Nossa Senhora apareceu três vezes para Juan Diego. Somente, na terceira aparição, o pedido de um sinal foi realizado. Esse sinal aconteceu através da cura de um tio doente do indígena. Juan Diego estava com um familiar adoecendo e foi pedir ajuda para um sacerdote.

De acordo com a religião católica, Maria apareceu para o índio, pela terceira vez, e curou o tio. A santa pediu também para ele levar um manto como sinal da presença dela para o sacerdote. Logo, o índio levou para o padre o manto com a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe, no dia 12 de dezembro de 1531. Atualmente, esse manto está exposto em um basílica, no México.

Os católicos mexicanos têm muita devoção pela santa, por conta do ocorrido. No dia 12 de outubro de 1945, o Papa Pio XII declarou Nossa Senhora de Guadalupe como padroeira de toda a América. A rua de 38 metros, no bairro Tatuquara, é em homenagem a santa. O local tem muitas residências e também a ONG Um Lugar ao Sol.

Acompanhe na reportagem do estudante Vinícius Bonato, da Universidade Positivo:

Um dos pontos da Rua Nossa Senhora do Guadalupe é a ONG Um Lugar ao Sol. Há 13 anos a instituição trabalha com crianças da região do bairro Bela Vista e Tatuquara. A equipe da ONG desenvolve projetos sociais para crianças com a ajuda de doações de famílias ou pessoas em prol da causa. Segundo a Fundadora da ONG, Bianca Baldini, a ideia da instituição é auxiliar as crianças nos estudos da escola, desenvolver o conhecimento cultural e também a prática de esportes

O grupo já mudou de endereço, porém retornou para mesma rua pela forte ligação entre o trabalho da equipe e as crianças da região.

Hoje o grupo desenvolve artes marciais para as crianças no Guadalupe e trabalha com o ensino escolar e musical no bairro Parolin, porém devido a pandemia do coronavírus as atividades tiveram que ser suspensas. Para garantir ajuda as famílias mesmo nesse período de isolamento, a equipe, junto com outras ONG’s está distribuindo marmitas para essas pessoas mais necessitadas.

Além disso, todos os dias a ONG recebe doações de alimentos como cestas básicas e também pede ajuda para compra de cobertores. A ONG um Lugar ao Sol fica na Rua Nossa Senhora do Guadalupe e as informações sobre as últimas ações da equipe estão disponíveis no Facebook pela página ONG Um Lugar ao Sol.

O quadro Giro nas Ruas é feito em parceria com estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.