O Giro nas Ruas desta segunda-feira é na Rua Bispo Dom José

Foto: Reprodução / Google Maps

José de Camargo Barros nasceu em 1858 na cidade de Indaiatuba, em São Paulo. Ele começou os estudos no ensino público do interior paulista até que foi admitido no colégio jesuíta São Luís, de Itu, ainda em São Paulo, aos 17 anos de idade.

Quando tinha 25 anos, José de Camargo Barros foi ordenado sacerdote e, em seguida, virou professor seminarista, função que exerceu durante quatro anos. Com a criação da diocese de Curitiba em 1892, ele se elegeu bispo, com a confirmação da nomeação em 1894, a partir de quando passou a ser o primeiro bispo de Curitiba, chamado de Dom José.

Em 1904, Dom José foi nomeado o 12º bispo de São Paulo e se transferiu para o estado natal. Ele faleceu apenas dois anos mais tarde, em 1906, em um naufrágio no litoral da Espanha. Na capital paranaense, o primeiro Bispo de Curitiba é homenageado com uma movimentada via que fica na continuação da Avenida Batel. A rua Bispo Dom José tem 1 quilômetro de extensão, da Praça Miguel Couto até o Largo Aníbal Guimarães Carneiro e ao longo dela ficam vários bares e também o Colégio Estadual Dom Pedro II.

O Colégio Estadual Dom Pedro II foifundado em 1928 em homenagem ao aniversário de cem anos do imperador D. Pedro II.

Acompanhe na reportagem das estudantes de jornalismo Maria Claudia Batista e Hellen Barbosa, da Universidade Positivo.

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.