O Governo do Estado anunciou, na tarde desta terça-feira (30), novas medidas para conter o avanço do coronavírus no Paraná

 O Governo do Estado anunciou, na tarde desta terça-feira (30), novas medidas para conter o avanço do coronavírus no Paraná

Foto: Arnaldo Alves/ AEN

Novas medidas para conter o avanço do coronavírus no Paraná foram anunciadas nesta terça-feira (30), pelo Governo do Estado. As determinações valem a partir desta quarta-feira (01) e são para as seguintes Regionais de Saúde: Curitiba e região metropolitana, Cascavel, Londrina, Foz do Iguaçu, Toledo, Cornélio Procópio e Cianorte. Estas são as regiões consideradas mais afetadas pela pandemia, de acordo com o Governo.

Por 14 dias, que podem ser prorrogados por mais 7, se necessário, ficam restringidas as atividades econômicas não essenciais, como shoppings, galerias, comércio de rua, feiras, salões de beleza, academias, bares, casas noturnas. As medidas vão impactar quase 6,3 milhões de pessoas, em 134 cidades do Paraná. Para o resto das regiões do Estado, o Governo recomenda as medidas também, mas não obriga.

O Governador do Paraná, Ratinho Junior, afirmou que as medidas não fazem parte de um lockdown, na verdade são medidas para uma quarentena mais restritiva.

Segundo Ratinho, a ideia é que as decisões sejam pontuais e regionais.

De acordo com o diretor geral da Secretaria Estadual da Saúde, Nestor Werner Junior, o decreto leva em conta a taxa de incidência da covid-19 por 100 mil habitantes; o número de mortes por 100 mil habitantes; e a ocupação dos leitos de UTI.

O secretário estadual de saúde, Beto Preto revelou que durante a semana, a média do Índice de isolamento social no Paraná é de 36% e a expectativa é de chegar em até 55% com as novas medidas.

Segundo o decreto, o transporte público poderá atender somente os funcionários dos serviços considerados essenciais, e os veículos só poderão circular conforme a quantidade de assentos. Também fica proibida a circulação de pessoas em vias públicas das 22h às 5h. O funcionamento dos mercados ficará restrito de segunda a sábado, das 7h às 21h. O fluxo ficará limitado a 30% da capacidade total, devendo ser controlado com a distribuição de senhas.

O acesso será limitado a uma pessoa da família e está proibida a entrada de menores de 12 anos. Fica suspenso o funcionamento de serviços de conveniência em postos de combustíveis – exceto nas rodovias. Restaurantes e lanchonetes poderão atender somente no sistema drive-thru, delivery ou take away (retirada no balcão). Reuniões profissionais ou pessoais devem ser realizadas virtualmente e, quando necessário, com no máximo 5 cinco pessoas e afastamento de 2 metros entre si. A abertura de parques, praças e demais áreas coletivas ao ar livre fica a critério de cada prefeitura.

A fiscalização será realizada pela Polícia Militar em parceria com as Guardas Municipais, sob pena de multa em caso de descumprimento. Também serão suspensas as cirurgias eletivas diante da escassez de medicamentos anestésicos e relaxantes musculares.

Reportagem: Lorena Pelanda/Fernanda Scholze

Avatar

Band News Curitiba - 96,3 FM

A BandNews Curitiba está na cidade desde 2006. A emissora caiu no gosto do curitibano e, atualmente, está entre as dez rádios mais ouvidas da cidade.

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

3 pessoas se afogam e precisam ser socorridas em Caiobá

Adolescentes foram retirados do mar conscientes e passam bem