CuritibaGeral

Obra da Linha Verde segue sem data para retomada

Justiça determinou que perícia pode ser realizada junto às obras

 Obra da Linha Verde segue sem data para retomada

Foto: Valdecir Galor/SMCS

As obras da Linha Verde, entre a estação Solar e a estação Atuba, seguem sem data para retomada, mesmo com a determinação da Justiça Estadual. Realizada há mais de uma década e paralisada desde dezembro de 2021, a obra foi suspensa quando a Prefeitura interrompeu o contrato com o consórcio Estação Solar. O argumento é que menos de 20% do trecho fora executado pela empreiteira. Em abril deste ano, um novo grupo venceu a licitação do trecho de três quilômetros. No entanto, o consórcio anterior pediu na Justiça uma perícia, com a alegação de ter executado mais do que os 20%. Nesta semana, a Justiça determinou que a obra e a perícia podem ser realizadas simultaneamente.

Questionada pela reportagem, a Prefeitura de Curitiba afirma que as obras devem ser retomadas em até 45 dias após a assinatura do contrato com o Consórcio TC-Linha Verde, que venceu a última licitação. A assinatura deve ser realizada nas próximas semanas, mas sem data definida.

A primeira licitação foi em junho de 2018. Os trabalhos começaram em novembro daquele ano e a previsão de conclusão era para outubro de 2020. Como a empresa da época não cumpriu os termos, o contrato foi desfeito. Outra empresa, que ficou em segundo lugar no edital, assumiu os trabalhos em dezembro de 2019, sendo o prazo de entrega previsto para outubro de 2021. Em dezembro, como novos problemas surgiram, o contrato também foi desfeito.

Reportagem: Larissa Biscaia.

Avatar

felipe.costa