ParanáGeral

Obra da Orla de Matinhos atinge 67% de conclusão

O investimento do governo na obra de revitalização é de R$ 500 milhões

 Obra da Orla de Matinhos atinge 67% de conclusão

Foto: Jonathan Campos/AEN

67% da Orla de Matinhos foi concluída nesta segunda-feira (30). A informação é do Instituto Água e Terra (IAT), em parceria com o Consórcio Sambaqui, responsável pela modernização do local.

Veja mais:

Segundo o diretor-presidente do IAT, Everton Souza, o trabalho segue conforme o cronograma, com expectativa de finalização do projeto até o segundo semestre de 2024.

A obra teve início em junho de 2022. De acordo com o levantamento do IAT, cinco pontos de trabalho superam os 50% de obra concluída. Um deles é o Espigão da Praia Brava, com 73%. Outros pontos são: o lançamento de tetrápodes na Praia Brava (69%), a produção de tetrápodes (61%), o headland Flórida (60%) e os guias-correntes na Avenida Paraná (55%).

No total o projeto conta atualmente com 12 frentes de trabalho. O diretor de Saneamento Ambiental do IAT, José Luiz Scroccaro, destaca a importância do projeto, especialmente no que se refere à questão da prevenção contra as cheias.

Além da engorda da faixa de areia, já concluída, estão sendo realizadas outras melhorias, como a revitalização completa da orla. Isso inclui asfalto, calçamento, paisagismo e reposição da restinga com espécies nativas. Também vai haver investimento no acesso à praia, por meio de passarelas.

O secretário de Estado do Desenvolvimento Sustentável (Sedest), Valdemar Bernardo Jorge, destaca que a obra levou em consideração as questões ambientais e as necessidades de moradores e turistas que frequentam o litoral paranaense.

O investimento do governo do estado na obra de revitalização da Orla de Matinhos é de R$ 500 milhões.

Reportagem: Vanessa Fontanella

Avatar

Jessica de Holanda

Homem é condenado após dançar em cima de cavalo

Homem é condenado após dançar em cima de cavalo

Caso foi registrado em Campo Mourão, no centro-oeste do Paraná

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

PR-433, na Lapa, passa por cascalhamento

Serviço é feito pelo Departamento de Estradas de Rodagem

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

169 mil famílias podem trocar antenas parabólicas de forma gratuita

Os inscritos no programa CadÚnico podem solicitar a instalação